BIOGRAFIA

Alepe recebe lançamento da biografia de Marco Maciel escrita pelo jornalista Magno Martins

O evento será realizado no Auditório Sérgio Guerra, a partir das 18h

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 08/10/2023 às 11:38 | Atualizado em 08/10/2023 às 11:45
Notícia
X

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) recebe, na noite desta segunda-feira (9), o lançamento do livro “O estilo de Marco Maciel” (CRV Editora), do jornalista Magno Martins. O evento será realizado no Auditório Sérgio Guerra, a partir das 18h.

A escolha do local, segundo o autor, é uma referência ao início da vida pública do ex-vice-presidente Marco Maciel, como deputado estadual (1967-1971), e por Recife ser a sua cidade natal. Magno revelou que foi uma tarefa difícil compilar os fatos históricos e curiosidades sobre o ex-vice-presidente nesta “quase biografia”, como costuma brincar.

“Minha maior emoção é trazer ao conhecimento dessas novas gerações, quem foi Marco Maciel. O Brasil vive um momento complicado de corrupção, são muitas coisas sujas na política e entre os políticos. A começar pelo título do livro, Marco Maciel nunca teve seu nome envolvido em escândalos, ele não ‘fulanizava’ as disputas. Faço jornalismo político há quase 40 anos e é muito gratificante escrever sobre um político honrado como ele foi”, disse o jornalista em conversa com o JC.

O livro “O estilo Marco Maciel", cujo título faz referência à personalidade conciliadora, discreta, leal e séria do ex-vice-presidente, já havia sido lançado na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, em agosto, onde Marco Maciel havia assumido a cadeira 39, antecedido por Roberto Marinho. O lançamento foi uma oportunidade da ABL prestar uma homenagem in memorian.

Já o Senado Federa, onde Marcos Maciel exerceu três mandatos,  foi o segundo local a receber o lançamento do livro. O ex-governador de Pernambuco e ex-ministro da Educação e Casa Civil, passou grande parte dos 50 anos da sua vida pública, em Brasília.

O livro conta com a apresentação do jornalista e articulista do Poder360, Marcelo Tognozzi. O posfácio é do jornalista Luís Costa Pinto, e o prefácio do político Jorge Bornhausen com bastidores inéditos das articulações de Marco Maciel na montagem da candidatura de Tancredo Neves.

Marco Maciel morreu aos 80 anos, no dia 12 de junho de 2021, no Distrito Federal. O ex-governador convivia com a doença de Alzheimer desde 2014 e, em março de 2021, foi diagnosticado com covid-19.

Tags

Autor