Obras

Com relatoria de Teresa Leitão, senado aprova Pacto Nacional pela retomada de obras

Pernambuco possui 105 obras inscritas no projeto

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 10/10/2023 às 18:35 | Atualizado em 10/10/2023 às 20:58
Notícia
X

O senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 4172/ 2023 que constitui o Pacto Nacional pela retomada de obras e de serviços de engenharia destinados à educação básica e profissionalizante, à saúde e à cultura. A pauta garante recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Sistema Único de Saúde (SUS) para as obras prioritárias das áreas em todo país.

O projeto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A relatora na Comissão de Educação e Cultura, a senadora, Teresa Leitão (PT), destacou que são mais de 30 mil obras no âmbito do Plano de Ações Articuladas em todo o País, das quais 56% foram concluídas.

“A retomada das obras inacabadas é uma medida urgente, de recomposição. São cerca de 3.600 obras de educação que foram iniciadas, que ganharam investimento público, e não foram entregues para uso da população. Um absurdo. Por outro lado, há um importante impacto econômico no setor da construção civil, com potencial de gerar muitos empregos”, explicou a petista.

Os Estados ou municípios que concluírem as obras o próprio dinheiro poderão pedir ressarcimento. Segundo PL, após a retomada, a atividade terá que ser concluída em até um ano prorrogável por igual período. O prazo para se inscrever no plano da retomada de obras paralisadas e inacabadas, foi até 10 de setembro de 2023.

OBRAS

São 3.641 obras adequadas para participarem do programa, mas apenas 2.908 manifestaram o interesse na retomada, sendo uma taxa de 79,86%. Em Pernambuco 162 obras estavam aptas a participar do plano, porém só 105 solicitaram a retomada. O município com a maior solicitação em Pernambuco é Garanhuns, no agreste. Os tipos de obras solicitadas pelas cidades não foram divulgadas, até o momento.

Com a validação do projeto, o Executivo que deverá determinar os critérios de escolha das obras a serem contempladas pelo Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia. De acordo com o texto deverão ter preferência obras em comunidades rurais, indígenas e quilombolas e, assim como aquelas em municípios que sofreram desastres naturais nos últimos dez anos.

Tags

Autor