Forró pode ser reconhecido como manifestação da cultura nacional
A pauta já foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura (CE) do senado e caso não haja recurso segue para votação no Plenário do Senado
Com informações da Agência Senado
O deputado Zé Neto (PT-BA) e relatoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE), o Projeto de Lei 5838/2019, sugere que o forró seja reconhecido como manifestação da cultura nacional. A pauta já foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura (CE) do senado e caso não haja recurso, segue para votação no Plenário do Senado.
O ritmo é popular em todo o Brasil, mas foi no nordeste que ganhou vida, através das vozes de Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Elba Ramalho, Alceu Valença e muitos outros artistas.
A relatora da matéria, destacou a variedade de estilos, desde o forró tradicional, chamado forró pé de serra, até o forró eletrônico, que foram popularizados em todo o país.
“Essa manifestação cultural que, sem sombra de dúvida, é muito identificada com o Nordeste, com todos os estados nordestinos, mas que também já é prática, em uma notória amplitude que o forró adquiriu por todo o território brasileiro, do Nordeste ao Sul do Brasil. O forró é celebrado e dançado em festas e em confraternizações de toda ordem, extrapolando inclusive o período em que ele é mais tocado, que é no período junino. Por tudo isso que o forró representa, consideramos justo que se reconheça essa joia brasileira como uma legítima manifestação da cultura nacional”, explica a petista.
Patrimônio Cultural imaterial do Brasil
Em dezembro de 2021 o ritmo foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A determinação ocorreu em uma reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan. O Instituto considerou o ritmo como supergênero, pois os estilos como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé, estão ligados ao forró.
Para ser considerado patrimônio imaterial precisa englobar expressões culturais que podem ser designadas pelas festas, saberes, as formas de expressão, músicas, costumes, celebrações, danças populares, lendas e outras tradições.