Audiência Pública

A engorda de praias do Litoral Norte é tema de Audiência Pública na Alepe

O encontro debateu um plano de alargamento de praias para todo o Litoral Norte.

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 01/11/2023 às 13:05 | Atualizado em 01/11/2023 às 13:34
Notícia
X

Nesta terça-feira (31), ocorreu uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco, para debater um plano de alargamento de praias para todo o Litoral Norte. O evento foi promovido pelas comissões de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Casa.

Um estudo para o alargamento e recuperação de trechos de praia nos municípios de Olinda, Paulista, Igarassu, Ilha de Itamaracá e Goiana foram apresentados para discursão. O engenheiro de pesca e mestre em oceanografia Assis Lins de Lacerda Filho apresentou a pesquisa.

O especialista possui experiência em estudos de impacto ambiental de dragagens e engorda de praia na Região Metropolitana desde o final dos anos 90. 

“É uma proposta mais pragmática, com estudos rápidos em cada trecho de praia para discutir intervenções que sejam possíveis de fazer em uma situação de emergência. Lógico que um estudo mais macro vai orientar o alargamento de uma forma mais ampla, mas até esse estudo ser concluído, existem ações que podem ser feitas para conter, pelo menos, a erosão”, explicou o engenheiro.

Os possíveis impactos ambientais foram mencionados no encontro. Mas, na avaliação de Assis Lins de Lacerda Filho, “as intervenções emergenciais estão associadas a áreas de praia completamente urbanizadas, que não devem gerar problemas futuros”.

Na audiência o analista de recursos costeiros da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Rodolfo Vale,  revelou que a gestão estadual pretende elaborar um novo projeto de Monitoramento Ambiental Integrado (MAI) em cooperação com o Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) irão entregar um documento com definições atualizadas da linha de costa. 

“A secretaria vem trabalhando num novo acordo de cooperação técnica com a UFPE para viabilizar o projeto básico de engenharia da engorda de praia”, relatou Rodolfo.

O deputado Mário Ricardo (Republicanos), foi o solicitante da audiência. O parlamentar informou que o debate será levado pela Comissão de Meio Ambiente ao Governo do Estado.

“Vamos levar para a governadora uma proposta, discutida aqui, de um decreto de emergência com relação às praias do Litoral Norte, já que elas estão sendo destruídas pelo mar”, prometeu.

Representantes das prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios mencionados participaram do encontro e ressaltaram os impactos do avanço do mar no Litoral Norte. 

A sociedade civil também manifestaram preocupações com o acesso à praia, explicando o receio de que as áreas revitalizadas só sirvam para empreendimentos privados. 


Tags

Autor