ALEPE

Jornada Antirracista da Alepe inicia na próxima segunda-feira (6)

A iniciativa será realizada em homenagem ao mês da Consciência Negra e pretende contribuir para valorização da luta do povo negro

Imagem do autor
Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 03/11/2023 às 12:37
Notícia
X

Na próxima segunda-feira (6), a partir das 14h, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inicia a 1ª Jornada Antirracista da Casa. O evento acontecerá do dia 6 ao dia 10 de novembro, aberto ao público e contará com a participação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco por meio de conferência. A iniciativa será realizada em homenagem ao mês da Consciência Negra e pretende contribuir para valorização da luta do povo negro. 

Na abertura do evento ocorrerá o lançamento da exposição “Cirandar é Resistir”, em homenagem a artista Lia de Itamaracá, considerada patrimônio vivo de Pernambuco. No mesmo dia será realizada uma ciranda em frente ao edifício Governador Miguel Arraes, na Rua da União, na área central do Recife, o maracatu de baque virado, Nação Tupinambá e Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe, também se apresentarão. 

Para participar das palestras oferecidas pela jornada é necessário realizar a inscrição através do site Alepe. https://www.alepe.pe.gov.br/ . Além disso, todas instruções contarão com certificados. 

Todas as conferências abordarão diversos aspectos sobre o racismo, a saúde mental, a educação, as desigualdades e formas de combatê-las. Além disso, Jornada Antirracista será transmitida pelo canal Alepe no Youtube e pela TV Alepe nos canais 10.2 para Região Metropolitana, 22.3 para Caruaru e 9.2 para demais cidades do Estado.

Na jornada haverá o anúncio do primeiro curso de formação antirracista voltado para funcionários da Alepe e público externo. O curso começa no dia 23 e vai até junho de 2024. Serão duas turmas com 60 alunos cada. As inscrições são gratuitas e serão feitas pela Escola do Legislativo (Elepe).

A Casa Legislativa também fará o lançamento do selo “Alepe Antirracista”, rótulo de identidade para várias ações relacionadas ao tema. 

Debates

Ainda no primeiro dia do evento o debate será mediada pelo deputado João Paulo Lima (PT). Segundo o parlamentar, a jornada antirracista é uma iniciativa importante da Alepe na busca pela promoção da igualdade entre as pessoas e no combate ao racismo.

“Fico feliz em mediar os debates na abertura do evento, especialmente tendo uma exposição sobre uma das grandes expressões da nossa cultura negra, que é a Lia de Itamaracá”, afirmou o petista. 

Durante toda a semana acontecerão duas conferências por dia, sempre acompanhadas de uma performance artística. A primeira será sobre ‘Reescrever a estrutura, desconstruindo o que nos faz sub-servir”, nesta segunda-feira (6), às 15 horas, mediada pelo professor e pesquisador da cultura afro, Lepê Correia.

A segunda conferência, acontece a partir das 16 horas, tem como tema “Desconstruindo o racismo Institucional para a efetiva implementação da igualdade racial”. Terá a mediação da promotora de Justiça do MPPE, Bernadete Figueiroa.


Tags

Autor