"Me parece um pouco estranho o que aconteceu durante a votação na Comissão de Finanças", disse Raquel Lyra sobre embates na Alepe
A reunião da Comissão de Finanças ocorreu na última quarta-feira (22)
Durante o evento de lançamento do ‘Bora Empreender Mulher’, do Governo de Pernambuco em parceria com o SEBRAE, que o ocorreu na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP-UPE) na manhã desta sexta-feira (24), a governadora Raquel Lyra (PSDB) mencionou a deputada estadual Débora Almeida (PSDB). A tucana deixou clara sua amizade com correligionária mostrando solidariedade e falando sobre o episodio da última quarta-feira (22) na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Na reunião da comissão a parlamentar, que é presidente do grupo, tentou adiar a data da votação da emenda que incluí R$ 1,1 bilhão no Plano Orçamentário Anual do Estado para 2024. Na ocasião a decisão de Débora não foi aceita pelos parlamentares que decidiram continuar a reunião mesmo após a parlamentar encerrar.
"Isso é uma atividade que deve ser tratada dentro da Casa, mas me parece um pouco estranho o que aconteceu durante a votação na primeira etapa na Comissão de Finanças da Lei Orçamentária Anual. Registro que e esse é um assunto do Poder Legislativo, mas aqui vai solidariedade a deputada Débora", disse Raquel Lyra.
Orientações do Executivo
Bastidores apontam que Débora tomou a decisão de alterar a data da análise para aguardar orientações de Raquel Lyra. Até o momento o Estado não se pronunciou sobre o ajuste apontado pela Alepe e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Enquanto elogiava a deputada a governadora destacou "a gente vive num estado federal democrático de direito é necessário aquilo de forças, Eu respeito muito os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário", frizou.
Representatividade
Ao mencionar a deputada, Raquel partiu por uma linha de representatividade feminina falando sobre mulheres na política.
"São muito poucas deputadas mulheres na Assembleia Legislativa do nosso Estado é sempre mais difícil mulher chegar em espaço de poder. É importante que a gente possa se fortalecer mutuamente uma das primeiras pessoas que eu procurei quando decidi ser candidata a Governadora foi Débora Almeida que estava saindo da prefeitura e não estava animada para a política naquele momento, mas eu fui buscar ela em casa encoraja-la para disputar uma atividade política e ela conseguiu ser eleita a primeira presidente mulher da Comissão de Finanças", disse Raquel Lyra.
De certa forma a tucana afirma que o episódio aconteceu coma parlamentar por seu uma mulher ocupando um cargo de liderança.
"É mais difícil mulheres ocupando espaço de poder e esses espaços de poder precisam ser respeitados", frizou.