COP-28

Na Cop 28, Raquel Lyra participa de discussão com estados subnacionais sobre ação climática global

Durante o encontro, foram debatidos temas que abordam o papel dos estados na liderança subnacional para fortalecer a ação climática global

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 02/12/2023 às 10:21 | Atualizado em 02/12/2023 às 10:30
Notícia
X

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou neste sábado (02), de uma mesa redonda com representantes de governos estaduais de diversos países. A chefe do Executivo estadual cumpre agenda na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, junto com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante o encontro, foram debatidos temas que abordam o papel dos estados na liderança subnacional para fortalecer a ação climática global. Governadores, primeiros-ministros e principais líderes subnacionais da Califórnia, nos Estados Unidos; Andaluzia, na Espanha; e Querétaro, no México, estiveram presentes.

Pernambuco foi o único Estado do Nordeste a participar do encontro. Representantes de Minas Gerais e São Paulo também compareceram. “Essa é a primeira COP em que há um espaço de discussões voltado somente para entes subnacionais promovido pela presidência do evento, anteriormente só tinham entre países. Aqui nós representamos o Brasil e, principalmente o Nordeste, afirmando o nosso compromisso com a agenda do meio ambiente, mudanças climáticas e futuro sustentável. No fim das contas, as ações precisam acontecer nos próprios territórios”, destacou Raquel Lyra.

Durante a mesa redonda, também foram discutidas a neutralidade do carbono até 2050. “É uma questão que o mundo todo vem debatendo. Isso não vai acontecer enquanto as partes na COP forem somente governos federais”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.

COP 30 NO BRASIL

Em seguida, a gestora acompanhou a apresentação da COP 30, que será realizada em 2025 no Brasil, em Belém (Pará). A divulgação foi feita pelo presidente Lula. “É motivo de muito orgulho saber que o nosso país sediará um movimento tão importante no mundo. Temos uma diversidade muito grande e precisamos protegê-la”, ressaltou a governadora de Pernambuco.

O governador do Pará, Helder Barbalho, também participou do lançamento. “Será o momento de nós mostrarmos os desafios do nosso país, e as oportunidades extraordinárias da nossa gente. Apresentaremos para o mundo o talento e compromisso do Brasil com o meio ambiente”, afirmou.

Também estiveram presentes o senador, Humberto Costa (PT); e o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Tags

Autor