ELEIÇÕES 2024

TRE-PE lança projeto para conscientizar população para as eleições 2024

Projeto engloba ações de cidadania buscando fortalecer a democracia

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/02/2024 às 15:41 | Atualizado em 19/02/2024 às 15:49
Notícia
X

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lança o projeto Trilhas da Democracia, que possui o objetivo de levar à população ações de conscientização visando o fortalecimento do processo eleitoral e da democracia junto com serviços da Justiça Eleitoral.

O projeto pretende levar de forma unificada e em um período específico, ações da Justiça Eleitoral, como a audiência pública da Ouvidoria sobre cota e violência política de gênero; o projeto Eleitora e Eleitor do Futuro; ações educativas de combate à desinformação; palestras de conscientização das comissões de Equidade Racial e de Gênero e de Multidisciplinar de Acessibilidade; e promover atendimento a eleitoras e eleitores através da unidade móvel do Tribunal instalada em pontos estratégicos e previamente planejados.

“Nosso objetivo é aproximar o Tribunal da população em todos os pontos do Estado, principalmente em ano de eleição municipal. Procuramos reunir no Trilhas da Democracia nossos projetos voltados para o fortalecimento da democracia junto com serviços, para promovermos uma verdadeira ´blitz´ de ações da Justiça Eleitoral em uma determinada localidade, atendendo públicos que não acessam com regularidade os nossos serviços ou nossas ações”, explica o diretor-geral, Orson Lemos.

CONFIRA O CRONOGRAMA 

A primeira ação do Trilhas da Democracia acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro, com a promoção das audiências públicas em Carpina, na Mata Norte e em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, sobre “Cota de Gênero, Violência Política de Gênero e Canais de Denúncia”, promovida pela Ouvidoria, acompanhadas de apresentações do Programa Eleitora e Eleitor do Futuro, que é voltado aos estudantes do ensino médio que estão entrando na idade para tirar o título eleitoral.

Na semana seguinte, nos dias 29/2 e 1/3, o projeto será realizado nas cidades de Arcoverde, no Sertão e em Belo Jardim, no Agreste, também com audiências públicas sobre cota e violência política de gênero e com o Eleitora e Eleitor do Futuro.

Nos meses seguintes, outras ações conjuntas do TRE-PE serão articuladas em municípios de todas as regiões do Estado.

Informações TRE-PE

Tags

Autor