REFORMA TRIBUTÁRIA

Lira diz que aprovação da regulamentação da reforma tributária em 2024 só depende de Haddad

Lira disse, ainda, que os projetos de regulamentação da tributária terão mais de um relator

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 19/03/2024 às 15:43
Notícia
X

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira, 19, que a regulamentação da reforma tributária "só depende dele", referindo-se ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Questionado por jornalistas se seria possível aprová-la ainda em 2024, Lira disse que aguarda um calendário da Fazenda sobre quando a proposta será enviada.

"Ele (Haddad) tem que mandar regulamentação, ninguém tem um relator antes do texto", afirmou Lira, rejeitando a hipótese de estabelecer um relator para intermediar as conversas sobre a proposta desde já.

Lira disse, ainda, que os projetos de regulamentação da tributária terão mais de um relator. Também reforçou o pedido de reunião com Haddad para discutir o calendário da regulamentação da reforma. Mais cedo, o presidente da Câmara afirmou que pediu uma reunião com o ministro da Fazenda e aguarda uma resposta.

"A conversa com Haddad é para discutir calendário da regulamentação, Mérito e forma ainda vamos discutir (depois)", afirmou Lira.

O presidente da Câmara defendeu que a "regulamentação da tributária não pode naufragar por falta de calendário". Segundo ele, se o governo deixar a proposta para depois de 2024, "fica complicado".

REGULAMENTAÇÕ PRECISA SER APROVADA 

Mais cedo, o ministro da Fazenda disse que a regulamentação da reforma tributária precisa ser aprovada pelo Congresso até o ano que vem e afirmou acreditar que haja tempo para uma votação na Câmara ainda neste ano. "Se a regulamentação da tributária for agora em abril para o Congresso e tivermos um bom relator designado, eu penso que é possível chegar após as eleições (municipais) com um entendimento", disse a jornalistas.

De acordo com Haddad, durante as eleições, não haverá tempo para fazer audiências púbicas, mas será possível adiantar alguns pontos. "Isso vai depender muito da habilidade do relator e acredito que, na Câmara, pelo menos, haja tempo para votar."

 

Tags

Autor