Marília Dantas retorna à secretaria de Infraestrutura do Recife

Secretária havia sido exonerada para ficar disponível para a vice de João Campos, mas prefeito optou pelo ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB)

Publicado em 23/07/2024 às 9:06 | Atualizado em 23/07/2024 às 9:12

A engenheira civil Marília Dantas (MDB) reassumiu a secretaria de Infraestrutura do Recife, pouco mais de um mês depois de ter sido exonerada para ficar disponível para a vice de João Campos (PSB) nas eleições de outubro. O retorno de Marília foi publicado no Diário Oficial do município desta terça-feira (23).

A nomeação ocorreu um dia após a Frente Popular anunciar Victor Marques (PCdoB) como vice de João no pleito. Assim como Marília, o ex-chefe de gabinete da prefeitura também havia sido exonerado em junho, cumprindo o prazo exigido pela legislação eleitoral, para ficar à disposição do socialista na eleição.

Além da Seinfra, Marília Dantas também retoma a presidência da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e passa a integrar o Conselho Administrativo da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Com o retorno da secretária, Débora Feijó, que havia assumido a Infraestrutura, torna-se Secretária Executiva da pasta. Já Gabriela Buarque de Carvalho, que havia assumido a Emlurb, deixa a presidência da autarquia e passa a ser Diretora de Manutenção.

Marília chegou, em certo momento, a ser a mais cotada para a vice de João, pela capacidade técnica e pela confiança depositada nela por parte do prefeito. A gestão também via com bons olhos manter uma mulher no cargo de vice, sucedendo Isabella de Roldão (PDT).

Contudo, Victor Marques ganhou o posto por ser um aliado de longa data e amigo pessoal do prefeito. Ele já foi assessor de João na chefia de gabinete de Paulo Câmara e também esteve ao lado do socialista na Câmara dos Deputados.

Outros dois secretários chegaram a se filiar a partidos que poderiam fazer parte da chapa de João: Maíra Fischer, de Finanças, foi para o União Brasil, e Felipe Matos, de Planejamento, entrou para o Republicanos. Eles não chegaram a ser exonerados e seguem na gestão municipal.

Quem é Marília Dantas

Doutora e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Marília Dantas atuou em construtoras e empresas de consultoria com análises de projetos, acompanhamento de obras e planejamento e execução de ensaios em fundações. Ela assumiu a secretaria de Infraestrutura do Recife em 2020.

Na época, a secretária foi anunciada com pompa pelo prefeito. "Com experiência na administração pública e na iniciativa privada, ela assumirá a pasta com a missão de ampliar as nossas ações em cada uma dessas atividades", disse João.

À frente da secretaria, ela esteve de obras de grande porte realizadas pela prefeitura, como a entrega de parques públicos e requalificações em escolas e em encostas.

A pasta liderada por Marília também é responsável por supervisionar obras e empreendimentos, realizar vistoria e acompanhamentos das obras e serviços de engenharia e ações em conjunto com a Emlurb e URB.

Tags

Autor