"O Orçamento Participativo é mais do que o fortalecimento dos conselhos", diz Dani Portela em sabatina

Dani Portela destacou o Orçamento Participativo e criticou o gasto excessivo com propaganda pela atual gestão, promete foco na Agroecologia

Publicado em 06/09/2024 às 19:00

A candidata ao cargo de prefeita do Recife pelo PSOL/Rede, Dani Portela, participou de uma sabatina do programa Girando a Pauta, onde apresentou suas propostas para uma eventual gestão. Durante o programa, Dani destacou propostas recorrentes, como o Orçamento Participativo.

“O Orçamento Participativo é mais do que o fortalecimento dos conselhos; é ampliar as decisões para as regiões políticas administrativas. Assim como fez a gestão do ex-prefeito João Paulo (PT), quem pisa o chão das comunidades, dos morros e mora nas periferias é que sabe as prioridades daquele local. E nós pretendemos retomar isso”, explicou a postulante.

Dani Portela afirmou que, se eleita, sua primeira ação será a retomada do orçamento. “O que queremos dizer é que eu, Dani, junto com um secretariado e o povo, faremos as escolhas certas, priorizando exatamente as reais necessidades das comunidades. Fazer isso é tudo uma questão de escolha política”, afirmou.

Ela criticou a forma como a atual gestão gasta com propaganda, dizendo que “a atual gestão escolheu gastar mais com propaganda institucional e pessoal do que com moradia”. Portela também abordou temas como saúde, segurança, educação, desigualdades de gênero e moradia com seu programa “Bom de Teto”.

Leia também: De 'Bom de Teto' a PPPs, Dani Portela apresenta propostas para moradia, negócios e Inovação em sabatina

Agricultura Urbana

Além disso, Dani Portela participou de um encontro promovido pela Articulação de Agroecologia, Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana do Recife (AUP RMR) para adesão à Carta Compromisso da Agricultura Urbana.

“Está no nosso Programa de Governo o compromisso com a Agroecologia e Agricultura Urbana. E a gente precisa cobrar isso de todas as candidaturas. Em um país onde a fome voltou e vem aumentando, além da miséria que também está crescendo, reduzir desigualdades no Recife é garantir a soberania alimentar. Não podemos falar de desenvolvimento econômico sem considerar, sobretudo, o desenvolvimento social”, destacou.

Agenda da candidata neste final de semana:

Sábado (7)

  • 09h — Grito dos Excluídos, no bairro da Boa Vista;

  • 12h — Feijoada das Brabas - Carol Vergolino;

  • 17h30 — Sarau Democracia e progresso da Gelateca Cultural, Praça Jardim São Paulo;
  • 19h30 — Lançamento de campanha de Nise.

Domingo (08)

  • 9h — Casa Semente, bairro da Macaxeira;
  • 15h — Lançamento da candidatura da Resistência Autista 50080;

  • 17h40 — Encontro com apoiadores e apoiadoras do Bloco Obirin.

Tags

Autor