ENTENDA

Saiba o que é Furry, movimento em que pessoas se fantasiam de animais

Fantasias podem se basear em personagens existentes ou até mesmo em animais mitológicos

Gabriela Andrade
Gabriela Andrade
Publicado em 22/07/2021 às 9:54
Notícia
Reprodução/Brasil FurFest
Evento reunindo 'fursuiters' - FOTO: Reprodução/Brasil FurFest
Leitura:

O movimento Furry é uma subcultura em que fãs se vestem como personagens animais ficcionais com características antropomórficas, ou seja, com personalidade e características humanas.

De acordo com o portal R7, o conceito definido hoje como Furry surgiu nos EUA, em 1980, quando personagens desenhados por Steve Gallacci na série de HQ’s Albedo Anthropomorphics iniciaram a discussão a respeito de personagens antropomórficos na ficção científica.

Em outras palavras, ser furry é criar um personagem (que pode ser de algum desenho animado) e usá-lo para se divertir com outras pessoas da comunidade, geralmente em eventos ou encontros.

Embora o termo possa ser relacionado — mas não traduzido — a “pelos”, “peludos” ou “pelúcia”, os fursuiters (como são chamados os adeptos do movimento) não gostam muito de serem chamados de “bichinhos de pelúcia gigantes". Pois é considerado como algo pejorativo.

LEIA TAMBÉM: Ator Jamie Foxx posa com camisa da Seleção Brasileira.Confira

Reprodução/Portal R7
Conheça o glossário Furry - Reprodução/Portal R7

LEIA TAMBÉM: 'Sexy Beasts', reality show da Netflix, causa polêmica envolvendo Furry

Movimento no Brasil

No ano de 2008 surgiu a primeira reunião anual da comunidade Furry no Brasil, o Abando, em formato de acampamento no interior de São Paulo (hoje conhecido como FurCamp). Já em 2014, rolou o primeiro Furboliche, que já contou com 261 participantes em uma única edição.

Em 2016, começou a era das convenções furry de hotel, com a Brasil FurFest. Na edição de 2020 do evento, a maior convenção da América do Sul reuniu 571 pessoas de oito países diferentes.

 

Reprodução/Portal R7
Conheça o glossário Furry - FOTO:Reprodução/Portal R7

Comentários

Últimas notícias