ENTENDA

Saiba o que é Furry, movimento em que pessoas se fantasiam de animais

Fantasias podem se basear em personagens existentes ou até mesmo em animais mitológicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 22/07/2021 às 9:54 | Atualizado em 22/07/2021 às 11:33
Notícia
X

O movimento Furry é uma subcultura em que fãs se vestem como personagens animais ficcionais com características antropomórficas, ou seja, com personalidade e características humanas.

De acordo com o portal R7, o conceito definido hoje como Furry surgiu nos EUA, em 1980, quando personagens desenhados por Steve Gallacci na série de HQ’s Albedo Anthropomorphics iniciaram a discussão a respeito de personagens antropomórficos na ficção científica.

Em outras palavras, ser furry é criar um personagem (que pode ser de algum desenho animado) e usá-lo para se divertir com outras pessoas da comunidade, geralmente em eventos ou encontros.

Embora o termo possa ser relacionado — mas não traduzido — a “pelos”, “peludos” ou “pelúcia”, os fursuiters (como são chamados os adeptos do movimento) não gostam muito de serem chamados de “bichinhos de pelúcia gigantes". Pois é considerado como algo pejorativo.

LEIA TAMBÉM: Ator Jamie Foxx posa com camisa da Seleção Brasileira.Confira

Reprodução/Portal R7
Conheça o glossário Furry - Reprodução/Portal R7

LEIA TAMBÉM: 'Sexy Beasts', reality show da Netflix, causa polêmica envolvendo Furry

Movimento no Brasil

No ano de 2008 surgiu a primeira reunião anual da comunidade Furry no Brasil, o Abando, em formato de acampamento no interior de São Paulo (hoje conhecido como FurCamp). Já em 2014, rolou o primeiro Furboliche, que já contou com 261 participantes em uma única edição.

Em 2016, começou a era das convenções furry de hotel, com a Brasil FurFest. Na edição de 2020 do evento, a maior convenção da América do Sul reuniu 571 pessoas de oito países diferentes.

 

Tags

Autor