FOFURA

Quem é Rayssa Leal, a "Fadinha do Skate" e a mais nova na delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio?

O skate é uma nova modalidade nas Olimpíadas para atrair o público jovem

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 26/07/2021 às 7:43 | Atualizado em 26/07/2021 às 7:44
Notícia
X

Rayssa Leal tem apenas 13 anos e brilhou ao representar o Brasil na modalidade de skate street nas Olimpíadas de Tóquio. A apresentação da maranhense aconteceu no último domingo, 26, onde ela competiu com os maiores nomes do esporte - incluindo outras duas brasileiras: Letícia Bufoni e Pamela Rosa. 

Mas não deu outra: Rayssa Leal se tornou o grande nome do evento, ocupando o 2º lugar no pódio e recebendo a medalha de prata - um recorde histórico. O nome da jovem se tornou um dos mais comentados nas redes sociais. Mas, você já sabe o motivo dela ser tão querida pelo público? Confira 5 fatos sobre a "Fadinha do Skate" que vai te deixar apaixonado pelo poço de fofura da criança.

1. "Fadinha do Skate"

O apelido que Rayssa Leal recebeu não foi em vão. Ela ganhou esse nome por gravar um vídeo de uma manobra difícil, chamada heelflip, que faz a prancha sair do chão e dar um giro completo. Isso tudo a menina fez fantasiada de fada. Portanto, os fãs aproveitaram e juntaram o útil ao agradável para transparecer a "fadinha" que a skatista é. Inclusive, para mostrar sua rotina de bastidores nos jogos, ela utiliza a hashtag #FadinhaemTokyo.

Confira:

2. A mais nova skatista a competir pela delegação brasileira

Além da fofura do vídeo, ela também viralizou pelo seu talento e pouca idade. Acontece que Rayssa Leal tem apenas 13 anos, e o mais surpreendente: se as Olimpíadas acontecessem em 2020, ela teria 12. Apesar de ser a mais jovem do Brasil, por pouco não é a da edição. A skatista Sky Brown também tem 13 anos, porém é 6 meses mais jovem que a brasileira.

Reprodução/Instagram
Rayssa Leal completa 13 anos - Reprodução/Instagram

3. Prestigiada por Tony Hawk

A gente sabe que o mundo 'tieta' pela Fadinha, né? O que não esperávamos era o 'Pelé do skate', Tony Hawk, dividir um momento com a maranhense. O estadunidense também começou a competir cedo, com apenas 14 anos, e aos 25, tinha muitas conquistas, além de ser criador de várias manobras. Com o celular na mão, o skatista gravou a jovem. Rayssa Leal, por sua vez, brincou com a situação e o chamou de "Toninho".  

Reprodução/Instagram
Tony Hawk e Rayssa Leal - Reprodução/Instagram

4. Mais jovem medalhista de ouro da história das Olimpíadas

Rayssa Leal quebra recordes desde muito jovem. A "Fadinha" se tornou a mais nova vice-campeã mundial de skate da história, na época tinha apenas 11 anos. Em 2021, ela conquistou o bronze no mundial de Roma. Ainda com 11 anos, foi a mais jovem a ganhar uma etapa da 'Street League Skateboarding', realizada em Los Angeles. Além disso, a maranhense foi indicado ao Prêmio Laureus, espécie de Oscar dos esportes. Já no ranking da categoria "street", que a brasileira compete, ela está no 8º lugar mundial.

Reprodução/JULIO DETEFON
Rayssa Leal no SLS - Reprodução/JULIO DETEFON

5. Uma "Fadinha" não só nas pistas

Por último, mas não menos importante, Rayssa Leal é realmente uma "fadinha". No dia das crianças, ela publicou em seu Instagram algo que sempre quis fazer: doar presentes em locais carentes. Na legenda, ela contou o quanto se emocionou ao ver a situação precária de algumas crianças. Segundo ela, a cada vez que entregava um brinquedo, recebia um sorriso, portanto esse era o maior presente que a brasileira ganhou. 

Tags

Autor