AÇÃO

Presidente da Fundação Palmares diz que irá processar Martinho da Vila por racismo

Sérgio Camargo não gostou de ter sido chamado de "preto de alma branca" pelo cantor

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 18/08/2021 às 9:10 | Atualizado em 18/08/2021 às 11:13
Notícia
X

Sérgio Camargo, o presidente da Fundação Palmares, anunciou que irá processar o cantor Martinho da Vila por racismo. A ação vem após as declarações do artista durante o programa Roda Viva, da TV Cultura.

Durante a entrevista, Martinho da Vila afirmou que Sérgio Camargo é um "preto de alma branca". A decisão do presidente do instituto foi anunciada por meio do seu Twitter, na terça-feira (17).

"Ingressarei na Justiça com ação cível por danos morais contra Martinho da Vila, que atacou a minha honra com o uso da expressão (...). Na epigrafe da ação (sendo finalizada), o ensinamento de Morgan Freeman que prestos racistas da esquerda precisam aprender", publicou Sérgio.

No Roda Viva, Martinho da Vila foi questionado por Vera Magalhães sobre os retrocessos do Brasil em relação à população negra e educação. O artista lamentou o caminho que o país tem tomado, e criticou Sérgio Camargo.

"Botaram aquele cara lá, o Camargo, um bolsonarista radical. Ele é um preto de alma branca, como se diz. No duro, ele gostaria de ser branco e se sente branco. Para ele, tem que acabar com todas as coisas de negro", declarou.

Polêmico 

A fala de Martinho da Vila vem carregada de um histórico de declarações polêmicas por parte de Sérgio Camargo. Presidente da Fundação Palmares, frequentemente o apoiador de Jair Bolsonaro ofende o Movimento Negro e minimiza os efeitos do racismo no Brasil. Após anunciar sobre o processo contra o cantor em seu Twitter, ele seguiu proferindo ataques aos "negros mimizentos", como chamou. 


"Aproveito a oportunidade para acrescentar que militantes raciais são bebês chorões e irritantes", disparou. "Ninguém aguenta mais tanto mimimi vitimista", disse em outra publicação. O impacto não só desses posts, mas como da postura de Sérgio Camargo em geral, tem afetado a memória e preservação da cultura negra do país, ponto abordado por Martinho da Vila durante a entrevista. 

Tags

Autor