CULTURA

Pernambucano é premiado no 43º Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário

Diego Martins, artista plástico de 29 anos, foi vencedor na categoria "Desenho"

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 02/09/2021 às 20:39
Notícia
X

Natural de Timbaúba, município da Zona da Mata Norte de Pernambuco, Diego Martins levou sua arte ao 43º Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. Do evento realizado em Ilhabela, o artusta plástico retorna como o grande premiado na categoria desenho.

O evento foi realizado no dia 25 de agosto e contemplou a obra Mateus do Maracatu Rural, de Diego Martins, como a vencedora da edição deste ano. A peça é feita em nanquim e com uso da técnica de rabisco.

"O objeto do meu trabalho tem uma ligação direta com a minha história. Por minha família ter base em Aliança-PE, um dos berços das manifestações rurais do estado, desde criança, todo esse imaginário ligado ao Caboclo de Lança, ao Maracatu, sempre me fascinou muito, e a arte pra mim é uma maneira de externar tudo que eu vi, vivi, e aprendi ao longo da minha vida", conta Diego Martins.

Neste ano, o concurso realizado pela Prefeitura de Ilhabela-PE recebeu nessa edição, 293 inscrições de todo país e tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e manifestações.

"Pra mim é uma felicidade indescritível ver uma obra minha que retrata a cultura pernambucana ser reconhecida nacionalmente, levando o Maracatu Rural e a Mata Norte do estado, Brasil afora”. “Esse desenho retrata “Mateus”, uma figura que aparece tanto no Maracatu Rural, quanto no Cavalo Marinho, e eu fiz tomando como olhar, imagens que fotografei em Aliança-PE no ano passado, no último Carnaval em que o Maracatu desfilou antes da pandemia", conclui o pernambucano.

Tags

Autor