POLÊMICA

Chico Buarque processa o governador do RS, Eduardo Leite. Entenda o motivo

O cantor alega que ocorreu uso indevido de imagem em uma peça publicitária do político

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 13/09/2021 às 14:16 | Atualizado em 13/09/2021 às 15:31
Notícia
X

Com a Comemoração da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, vários políticos publicaram campanhas. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi um deles. Com uma peça publicitária, ele citou o nome de Chico Buarque. O cantor não gostou da ação do rapaz que apareceu pela primeira vez, recentemente, ao lado do namorado e o acusou de uso indevido de imagem. As informações são do colunista Ancelmo Gois, do GLOBO.

O vídeo que motivou Chico Buarque a processar Eduardo Leite foi publicado no Instagram e Twitter do político. O governador alega que o Brasil "precisa voltar para o centro", criticando a esquerda e direita e defendendo o centro. Em seguida, o nome do artista aparece ao lado de Sérgio Reis, famoso por ser a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Não precisamos pensar todos iguais para sermos todos o mesmo Brasil. Basta aceitar, respeitar, conversar com as nossas diferenças. Basta ver no Chico Buarque e no Sérgio Reis duas belezas musicais e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros", falou Eduardo Leite.

Além de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil também aparecem na peça publicitária. Até o momento nenhum dos dois comentaram sobre a citação.

Defesa de Chico Buarque

O processo acontece no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e pede para retirar o conteúdo das redes sociais. Além disso, a ação pede uma indenização equivalente a R$ 40 mil por danos morais. O advogado João Tancredo alega que o artista "não autorizou, nem nunca autorizaria" a sua imagem em algo publicitário.

"A utilização da imagem [de Chico Buarque] em anúncio publicitário e eleitoreiro possui o intuito único de transmitir ao público a vinculação de Eduardo Leite com o autor, como mais um instrumento de propaganda na difusão da sua imagem e na sedução do público". A ação argumenta que "tal conduta causou e está causando dor profunda ao artista, atingindo-o no âmago de seus valores éticos e morais", ressalta o papel do processo.

O que Eduardo Leite diz?

Em uma nota divulgada à imprensa, o governador do Rio Grande do Sul afirma que irá contestar a ação com a justificativa de que Chico Buarque e a equipe jurídica não entenderam o vídeo. No mesmo comunicado, o político não discorda da ação do artista, afirmando que ele tem todo o direito de buscar a justiça.

"Ao assistir o vídeo completo, resta evidente que a citação ao nome de Chico Buarque está posta como artista e figura pública, não trazendo nenhuma utilização indevida ou distorcida de sua imagem, apenas ressaltando que na sua música, assim como na de Sérgio Reis, devem ser vistos dois estilos musicais, e não duas escolhas políticas, valorizando a necessidade de convivência harmoniosa", comenta a nota.

Por fim, Eduardo Leite alega que o motivo é distorcido, já que indicia "a adesão de Chico Buarque à campanha de Eduardo Leite, o que, evidentemente, não é o caso, inclusive por diferenças ideológicas".

Tags

Autor