ENTENDA

A Fazenda 2021: Dayane Mello é acusada de racismo após declaração: "Mais elegante"

Modelo afirmou que não queria mais pegar sol por conta das campanhas publicitárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 21/09/2021 às 10:46
Notícia
X

Durante uma conversa com Tiago Piquilo, a modelo Dayane Mello fez uma declaração que está repercutindo nas redes sociais. Tanto ela quanto o cantor sertanejo estão confinados em A Fazenda 2021, com mais outros 18 peões.

No papo, os dois falavam sobre pegar sol e se bronzear durante o confinamento. Dayane, que é modelo internacional, defende que não pode se bronzear demais justamente por conta da profissão.

"Não quero mais pegar sol. Não posso. Tu sabes que não posso ficar muito morena por causa do meu trabalho", disse. Tiago ainda questiona, e Dayane continua: "Tem que ser branquinha".

Ainda sem entender, o cantor sertanejo perguntou o porquê dessa afirmação. "Porque as campanhas não querem muito morena. Elas querem uma beleza, um corpo, mais elegante do que muito morena. Eu não posso pegar muito sol. As marcas, às vezes, não querem", respondeu Dayane Mello, já abaixando o tom de voz.

Tiago Piquilo ficou incrédulo e perguntou: "é mesmo?", o que apenas foi assentido pela peoa.

Repercussão

Na web, os internautas se dividiram entre entender o que a modelo quis dizer e criticar o tom racista das declarações. "A Dayane simplesmente expôs a indústria racista da moda", disse um perfil no Twitter.

Já outra usuária afirmou que o preconceito foi "incorporado individualmente" pela modelo, que também revelou como funciona no meio das agências de publicidade. "O que expõe o racismo institucional muito marcante", explicou.

Tags

Autor