GALÁXIA

Ator de "Jornada nas estrelas" se torna pessoa mais velha a visitar o espaço

William Shatner embarcou em segunda missão tripulada da Blue Origin

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 13/10/2021 às 13:32
Notícia
X

Gabriella Maia 

Matéria especial para o Social1

William Shatner, ator que interpretou o icônico "Capitão Kirk" da série "Jornada nas estrelas", se tornou o homem mais velho a viajar ao espaço, aos 90 anos. De acordo com o portal G1, ele junto a três companheiros de viajem, embarcou na espaçonave New Shepard, nesta quarta-feira (13), às 11h50 da manhã, e teve uma experiência de 10 minutos "nos ares". A decolagem ocorreu em uma base no oeste dos Estados Unidos.

Este foi o segundo voo do projeto de turismo espacial oferecido pela empresa Blue Origin do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon. A primeira partida foi realizada há três meses e teve participação do próprio Jeff e de mais três pessoas. Esta segunda decolagem estava marcada para a última terça-feira (12), entretanto, devido à condição geográfica, foi adiada para esta quarta-feira (13).

A Jornada 

A equipe realizou um voo subortial, ultrapassando a linha de Kármán, a 100 quilômetros acima do nível do mar. Tal linha é considerada "o começo" da órbita espacial. Depois do lançamento, ocorre a separação do foguete e da cápsula, onde ficam os passageiros, que voltou de maneira autônoma ao solo. Os tripulantes ficaram quatro minutos sob gravidade zero e tiveram uma vista "de tirar o fôlego" do planeta Terra.

Tripulação

Além de William, a equipe da espaçonave foi composta pela vice-presidente de missões e operações da Blue Origin, Audrey Powers; pelo co-fundador da empresa de satélites Planet Labs , Chris Boshuizen ; e por Glen de Vries, co-fundador da empresa de software Medidata. 

William Shatner se tornou o homem mais velho a cruzar a barreira do espaço, superando Wally Funk, 82 anos, que participou do primeiro voo da missão da Blue Origin. O ator mostrou animação e alegria ao comentar sobre a experiência. 

"Já faz muito tempo que ouço falar do espaço. Estou aproveitando a oportunidade para ver por mim mesmo. Que milagre [...] Estou pensando. Vou subir em um foguete e o nosso melhor palpite é que deve dar certo? Eu estou aterrorizado. Eu sou o Capitão Kirk e estou aterrorizado" , relata.

Em suas redes sociais, o artista disse antes do lançamento que "Levaria todos os meus amigos ao espaço em meu coração que está cheio de amor por todos vocês".

Ainda não há previsão para terceira missão do projeto. 

 

 

 

 

Tags

Autor