CARNAVAL

Hans Donner fala sobre como Valéria Valenssa foi demitida do Globeleza: "Jamais teve alguém igual"

Ex-modelo foi a primeira Globeleza entre os anos de 1991 e 2004

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 18/10/2021 às 10:33 | Atualizado em 18/10/2021 às 10:35
Notícia
X

Em entrevista para o UOL, Hans Donner falou sobre a demissão de Valéria Valenssa, que ficou conhecida como símbolo das vinhetas carnavalesca da Globeleza, ao aparecer nua sambando com o corpo pintado.

O designer gráfico participou de todo processo de criação do projeto de carnaval da Rede Globo, desde a escolha da modelo, com quem tem dois filhos e foi casado por 27 anos, até a produção da vinheta.

Hans Donner também estava presente quando Valéria Valenssa foi demitida depois de quase 15 anos no posto de Globeleza. "Decidiram mandá-la embora e ela me olhou: 'você vai deixar?' Não sou o dono da Globo. Imagina conviver com alguém que acha que você tem o poder para mantê-la. Ela sabia que um dia gradativamente sairia [do posto de Globeleza]. O Pelé está onde? Alguém vai ser Pelé um dia de novo? Não sabemos, mas é o Pelé. A Valéria é insubstituível. E a Globo não acreditava nisso. Eu não acreditava", disse Hans Donner.

Notícia da demissão

O designer gráfico disse não ter sido avisado com antecedência que Valéria Valenssa, com quem era casado na época, seria dispensada. Hans Donner se lembra que a eterna ex-esposa recebeu a notícia da demissão ao seu lado: "Fui pego de surpresa. Imagina que um buraco se abriu embaixo da Valéria".

"Ela assumiu o papel da melhor maneira possível. Jamais teve alguém igual. Fizemos mais de uma década de um trabalho que as pessoas esperavam ver em todo Carnaval. Como a Valéria vai vir?", declarou Hans Donner.

Após o ocorrido, o designer gráfico não palpitava mais como antigamente em projetos artísticos da emissora. Nem da nova vinheta da Globeleza, agora com roupa e com um conceito completamente diferente do que ele criou: "Vieram limitações, não podia mais ter nudez. Eu falei, po***! A partir do momento que fizemos uma pureza com o nu... Não era nu. Era arte. Não é fácil fazer isso e nós conseguimos. Valéria não foi um objeto sexual. Já a Isadora [Ribeiro] foi um pouco mais porque ela tinha uma provocação, um apelo", afirma Hans Donner.

Relembre vinheta com Valéria Valenssa: 

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor