Saiba a importância do maestro Letieres, que faleceu nesta quarta, para a MPB
Um grande compositor e percussionista que deixou um legado gigantesco para o Brasil
Letieres Leite partiu nesta quarta-feira (27), aos 61 anos, em Salvador. A causa da morte ainda não foi divulgada. O maestro e compositor deixou um grande legado para a música brasileira, principalmente no MPB, onde participou de diversas produções.
O percussionista e saxofonista regia a orquestra Rumpilezz, o mesmo nome do Instituto que estava à frente. Além disso, ele participava de outras ações nas obras para que tivessem um conceito. Figurinos, ambientações, composições e arranjos de sopro e percussão eram todos realizados por ele.
Letieres Leite conviveu com diversos artistas. Ivete Sangalo é uma das que passaram mais tempo ao lado do maestro, sendo mais de 12 anos. Para a cantora, ele foi o encarregado nos arranjos de 'Festa', 'Empurra-empurra', 'Tô na rua' e 'Abalou'.
Mas a sua carreira iniciou mesmo em Viena, na Áustria, onde estudou no Konservatorium Franz Schubert e morou durante seis anos. Nesse período, ele começou a fazer suas primeiras ideias sobre música e, rapidamente, quando retornou ao Brasil em 2002, criou a escola Academia de Música da Bahia, ao lado de Alberto Lyra e Gerson Silva.
Seus últimos trabalhos podem ser vistos nos novos álbuns de Caetano Veloso, 'Meu Coco', e Liniker, 'Sol de Renascimento'. Como uma pessoa de grande importância, muitos famosos publicaram declarações para Letieres Leite em suas redes sociais, como Daniela Mercury, Emicida, Lenine, entre vários outros.
"na rítmica de cada rima dessa sua, tem um orixá dançando dentro"
— emicida (@emicida) October 27, 2021
Meu amigo e mestre Letieres Leite, nos deixou hoje. Meu peito está em frangalhos. Olhos cheios de água e uma saudade que a partir de agora, só aumenta.
Obrigado por todas as aulas mestre.
Não estou acreditando… pic.twitter.com/atSgY7YgBH
View this post on Instagram