Talento

Conheça a carreira de Gilberto Gil, eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

Compositor tem 79 anos e possui extensa vida artística

Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Publicado em 11/11/2021 às 18:29 | Atualizado em 11/11/2021 às 19:00
DIVULGAÇÃO
Nascido em Salvador, na Bahia, no ano de 1942, Gilberto Gil viveu a sua infância na cidade de Ituaçu - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O Brasil soube, no final da tarde desta quinta-feira (11), quem é o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Gilberto Gil foi eleito à cadeira de número 20, após aprovação da maioria absoluta dos 21 membros do órgão.

A chegada de Gilberto Gil à Academia Brasileira de Letras acontece uma semana após a instituição eleger como imortal a atriz Fernanda Montenegro. Isso reforça a ideia de que a ABL está disposta a renovar seus titulares por artistas que tenham mais proximidade com os brasileiros.

Antes, a bancada da instituição era composta, em sua maioria, por intelectuais literários como historiadores, acadêmicos e filósofos. Clique aqui e confira mais sobre o assunto.

Carreira de Gilberto Gil

Gilberto Gil é um músico baiano de 79 anos. Além de cantor, ele compositor e multi-instrumentalista. Ele também é produtor musical e é um dos ícones que mais bem representa a Música Popular Brasileira (MPB).  

Em sua carreira no meio artístico, Gil acumula diversas premiações. Ela possui dois prêmios Grammy Awards, nos anos de 1998 e 2005, além de conquistar também duas vezes o Grammy Latino, em 2001 e em 2002. 

Artista da Paz

A Unesco, inclusive, já nomeou Gilberto Gil como "Artista pela Paz", em 1999. Entre seus clássicos, estão as canções "Aquele Abraço", "Vamos Fugir", "Divino Maravilhoso" e muitos outros hits que compõe uma extensa discografia com mais de 60 álbuns.

Em 2001, o cantor foi nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como embaixador para agricultura e alimentação. Vale lembrar que Gilberto Gil foi ministro da Cultura do Brasil, de 2003 a 2008, nos dois mandatos do ex-presidente Lula.

Literatura

Gilberto Gil também é escritor. O seu livro “Todas as letras” reúne cerca de 470 música de autoria do artista. 

As canções "Domingo no parque", "Aquele abraço", "Cérebro eletrônico", "Expresso 2222", "Refazenda", "Refavela", "Retiros espirituais", "Realce", "Toda menina baiana", "Não chore mais", "Flora", "Se eu quiser falar com Deus” são alguns destaque do seu livro. 

 

Confira alguns sucessos de Gilberto Gil:

 

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Comentários

Últimas notícias