Imortal

Depois de Fernanda Montenegro, Gilberto Gil é eleito membro da Academia Brasileira de Letras

Entenda o movimento da ABL em eleger artistas de massa

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Oliveira

Publicado em 11/11/2021 às 17:44 | Atualizado em 11/11/2021 às 23:19
Notícia
X

Uma semana após a Academia Brasileira de Letras (ABL) eleger a atriz Fernanda Montenegro com sua mais nova imortal, o cantor baiano Gilberto Gil também passa a ocupar uma cadeira na instituição literária. A eleição do cantor aconteceu na tarde desta quinta-feira (11). 

Gilberto Gil, que tem 79 anos, foi eleito por maioria absoluta à cadeira de número 20, da ABL. No total, o músico contou com 21 votos. Além dele, também concorreram à vaga o poeta Salgado Maranhão, que obteve 7 votos, e o autor e crítico literário Ricardo Daunt, que não teve votos.

Na eleição, 34 acadêmicos participaram de forma presencial ou virtual e um não votou por motivo de saúde. Houveram votos brancos ou nulos. Gilberto Gil passa a ocupar agora a cadeira de número 20. 

Entenda o que representa

A eleição desta quinta-feira (11) reforça a ideia de que a Academia Brasileira de Letras está disposta a renovar seus titulares por artistas que tenham mais proximidade com os brasileiros. Antes, a bancada da instituição era composta, em sua maioria, por intelectuais literários como historiadores, acadêmicos e filósofos.

Agora, a Academia Brasileira de Letras parece preferir artistas de massa, como foi o caso de Gilberto Gil e da atriz Fernanda Montenegro, que além de ocupar a cadeira de número 17, é constantemente referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia brasileira. Ambos os artistas levaram a maioria absoluta dos votos. 

A eleição de Gil passa a dar mais representatividade às pessoas negras na ABL. A academia, até então, contava apenas com o professor e pesquisador Domício Proença Filho. 

Como o mais novo titular da cadeira de número 20, Gilberto Gil deve assumir o posto em março de 2022, quando a Academia Brasileira de Letras volta do recesso de fim de ano. 

Vale lembrar que, antes de Gilberto Gil, a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras era ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que faleceu em maio do ano passado.  

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro foi eleita a mais nova integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) no último dia 4 de novembro. A atriz recebeu 32 votos dos acadêmicos, sendo 2 desses brancos e um nulo.

Com a eleição, Fernanda Montenegro passa a ocupar a cadeira de número 17.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.


Tags

Autor