CINEMA

Conheça Richard, pai de Serena e Venus Williams, as rainhas do tênis

Richard, pai das tenistas interpretado por Will Smith no filme 'King Richard: Criando Campeãs', sempre despertou polêmicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 24/01/2022 às 13:44 | Atualizado em 24/08/2023 às 10:11
Notícia
X

O drama King Richard: Criando Campeãs estreou em cinemas brasileiros em dezembro de 2021, além de estar disponível também no catálogo da HBO Max.

O longa mostra a infância das irmãs Williams, duas das maiores tenistas da história, e a paixão com que seu pai, Richard (Will Smith), trabalhou para que elas alcançassem o posto. 

Smith está sendo cotado para o Oscar de melhor ator por sua atuação no filme.

Na trama, Richard assiste uma partida feminina de tênis na TV e descobre que a campeã do torneio, a romena Virginia Ruzici, ganhou 40 mil dólares como prêmio.

A partir daí, decide criar um plano de mais de 70 páginas para transformar suas filhas nas maiores tenistas da história do esporte. O detalhe: elas não haviam nem nascido ainda.

Quem é Richard Williams?

Richard Williams nasceu em 1942, no estado de Louisiana, Estados Unidos. Ele teve aulas de tênis com um homem chamado Old Whiskey e decidiu fazer de suas futuras filhas campeãs no esporte.

Serena e Venus Williams nasceram e foram criadas em Compton, na Califórnia. Quando tinham apenas quatro anos de idade, passaram a cumprir o plano do pai.

À medida que os treinos avançam, Richard passou a distribuir panfletos para diferentes treinadores da elite do tênis, oferecendo a "chance" de treinar suas filhas prodígios.

Muitos recusaram e as coisas só tomaram um novo rumo quando o treinador Paul Cohen aceitou treinar a proposta.

Logo em seguida, Venus começa a desfrutar de um sucesso instantâneo em torneios de juniores.

A conhecida personalidade forte de Richards, que era visto muitas vezes como arrogante, lança um questionamento sobre a criação das meninas e o quão longe ele foi para que seu objetivo fosse alcançado.

Divulgação/Warner Bros.
Demi Singleton e Saniyya Sidney interpretam, respectivamente, Serena e Venus Williams - Divulgação/Warner Bros.

Richard como pai

No filme, Richard Williams é retratado como um pai presente e dedicado aos filhos. Durante uma briga do casal, porém, a esposa de Richard traz à tona um filho mais velho que ele teve antes do casamento.

Fora das telonas, Richard teve não somente um filho fora do casamento, mas vários.

LEIA TAMBÉM: Will Smith revela que ficou viciado em sexo após traição

Sabrina Williams, a filha mais velha do treinador que foi abandonada aos 8 anos, descreve-o como “doador de esperma” e já disse que o pai era um “traidor em série”.

Em entrevista ao Page Six, afirmou que o pai tem entre 15 e 19 filhos espalhados pelos Estados Unidos.

Sua paternidade quando se tratava de Venus e Serena era presente, mas sua fixação pelo sucesso das filhas preocupava.

Sobre isso, Rick Macci, um dos técnicos das garotas, revelou ao site Biography que Richard costumava quebrar garrafas de vidro e jogar no fundo da quadra para que elas não recuassem demais e usava bolas velhas para forçá-las a correr mais.

A rigidez de Richard no treinamento de Venus e Serena preocupava os vizinhos. No seu livro de memórias, ele conta que chamaram a polícia para denunciá-lo por abuso, já que as filhas eram obrigadas a estudar e treinar por horas a fio.

King Richard: Criando Campeãs

Com direção de Reinaldo Marcus Green (Monster and Men) e produção de Venus e Serena Williams junto da irmã Isha Prince, o filme estreou em 19 de novembro de 2021 no exterior e na HBO Max, e chegou no Brasil em 2 de dezembro.

Conta com Will Smith no papel de Richard Williams, além de Saniyya Sidney (Venus), Demi Singleton (Serena), Jon Bernthal (treinador Rick Macci), Aunjanue Ellis (Oracene “Brandi” Williams) e Tony Goldwyn (treinador Paul Cohen).

Tags

Autor