VIDA LONGA A RAINHA

Rainha Elizabeth II celebra Jubileu de Platina ao fazer 70 anos de reinado

Rainha Elizabeth II ascendeu ao trono em fevereiro de 1952, aos 25 anos, após a morte do pai, o Rei George VI

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 06/02/2022 às 9:00
Notícia
X

No dia 6 de fevereiro de 1952 a princesa Elizabeth, com apenas 25 anos, ascendia ao trono como Rainha Elizabeth II. Sete décadas depois de assumir o trono como Rainha do Reino Unido e chefe dos Reinos da Comunidade de Nações, Elizabeth II é a primeira monarca da história da Coroa britânica a comemorar o Jubileu de Platina, marcando seus 70 anos de reinado.

No Reino Unido, Elizabeth II se tornou, em 2015, a monarca a ocupar o trono por mais tempo, passando a Rainha Vitória, que reinou por 63 anos e 216 dias. No mundo, a rainha ocupa a quarta colocação entre os monarcas com reinados mais longos. Assim como nas comemorações dos jubileus de ouro (50 anos) e diamante (60 anos), as celebrações das sete décadas do reinado de Elizabeth II deverão acontecer na primeira semana de junho de 2022.

Como vai ser a celebração do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

Durante todo o ano uma série de eventos comemorativos serão realizados com a participação da monarca e membros da família real. Ainda sem detalhes oficiais divulgados, a programação culmina com o “Fim de Semana do Jubileu de Platina”, em junho de 2022. Entre os dias 2 e 5 de junho o Reino Unido terá um feriado estendido para celebrar de forma ainda mais intensa esse marco histórico.

Até então sabe-se que na quinta-feira, 2 de junho, deverá acontecer a cerimônia oficial de aniversário da Rainha. Normalmente a data é celebrada no segundo sábado de junho, com a cerimônia “Trooping the Colour”, mas será adiantada para essa data. No dia seguinte, sexta-feira (3/06), será celebrada uma missa em ação de graças pelo reinado de Elizabeth II na Catedral de São Paulo e no sábado (4/06) a Rainha se junta a outros membros da Família Real para assistir a uma corrida de cavalos em Epsom Downs.

É no sábado (4/06) que também acontece a Festa do Jubileu no Palácio de Buckingham, que será produzida pela emissora BBC. É esperado uma celebração espetacular, com shows de grandes artistas da música e rememoração dos melhores momentos das sete décadas do reinado de Rainha Elizabeth II. Os shows serão transmitidos para todo o Reino Unido, mas deverá haver sorteios de ingressos para aqueles que quiserem tentar a sorte para assistir pessoalmente a celebração.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor