REPERCUSSÃO

Veja quais patrocinadores encerraram contrato com o Flow Podcast após episódio de apologia ao nazismo

Monark, apresentador do Flow Podcast, foi repudiado publicamente por falas com apologia ao nazismo e perdeu diversos patrocínios

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Lívia Maria

Publicado em 08/02/2022 às 19:04 | Atualizado em 09/02/2022 às 18:20
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Matéria atualizada em 09/02/2022 às 18h20.

O apresentador Monark, do Flow Podcast, foi duramente criticado pelo público nas redes sociais na manhã desta terça-feira (8) após um trecho polêmico do programa gravado na noite de segunda-feira (7) passar a circular no Twitter. No vídeo, que mostra o apresentador em conversa com os deputados federais Kim Kataguiri e Tabata Amaral, Monark defende a existência de um partido nazista legalizado no Brasil.

Vale lembrar que crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas e objetos com objetivo de divulgação do nazismo é crime no Brasil, previsto no parágrafo 1º da Lei 7.716/89. Monark utilizou a argumentação da “liberdade de expressão” para defender a disseminação de ideais nazistas e a criação de um partido no Brasil. A deputada Tabata Amaral contra-argumentou com o apresentador e disse que a “liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca a vida dos outros”, explicando que o nazismo coloca em risco toda a população judia.

Repercussão negativa e perda de patrocínios

As falas de Monark geraram uma grande repercussão negativa nas redes sociais. Diversos nomes que estariam presentes em futuros episódios do Flow Podcast já cancelaram suas participações, incluindo o ex-jogador de futebol Zico, que gravaria na tarde desta terça–feira. Entidades judaicas, como a Federação Israelita de São Paulo, se manifestaram em repúdio às falas de Monark.

Quase que imediatamente após o vídeo passar a circular e ser comentado nas redes sociais, as empresas que patrocinam o Flow Podcast foram pressionadas a emitirem posicionamentos sobre o assunto. Rapidamente, grande parte destas se pronunciaram, encerrando parcerias e contratos com o podcast.

A principal patrocinadora do episódio em questão, que já foi removido do YouTube, Flash Benefícios, anunciou o encerramento do contrato com o Flow Podcast. “Diante do absurdo, é preciso se posicionar. No último dia 07 de fevereiro, durante a exibição do episódio 545 do Flow Podcast, um dos apresentadores fez comentários inadmissíveis e dos quais discordamos de forma veemente. Diante disso, solicitamos o encerramento formal e imediato de nossa relação contratual com os Estúdios Flow”, disse em nota.

Quem também se posicionou foi o Cariocão Betfair, anunciando o encerramento do contrato entre FFERJ e Estúdios Flow após o episódio de apologia ao nazismo.

Outras empresas como Mondelez Brasil, responsável pela marca de chocolates Bis, divulgou nota de repúdio e afirma que não mais colabora com o Flow Podcast, além de ter solicitado remoção de sua marca dos episódios em que aparece como patrocinadora. A Puma Brasil também explicou que fez ação isolada com o podcast e não mais estará colaborando com o programa.

Na quarta-feira (9), outras marcas patrocinadoras anunciaram publicamente a saída do programa: Flash Benefícios, Insider Store, Sportsbet.io, Fatal Model, Hidromel Philip Mead e Mastercard

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