É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Na tarde desta sexta-feira um grupo de fãs de Marilia Mendonça expôs lojas que estavam vendendo réplica do conjunto de roupas usadas pela cantora no dia do acidente aéreo que tirou sua vida. A cantora morreu depois do avião em que estava viajando cair em uma cachoeira no interior de Minas Gerais em novembro de 2021.
As roupas usadas por Marilia no dia do acidente foram cruciais para a identificação do corpo da cantora, que postou um vídeo nas redes sociais momentos antes de embarcar na aeronave. As peças são bastante características e chamativas, com estampa quadriculada em preto e branco e detalhes em vermelho.
As réplicas das peças usadas por Marilia estavam à venda em uma plataforma de venda de produtos, anunciadas com o nome da cantora. Três lojas foram identificadas comercializando os produtos: Tricot, Miroca Modas e Sua Cara Tricot. Em duas das lojas as peças estão entre os produtos mais vendidos e anúncios ligando as peças à Marilia Mendonça foram impulsionados nas redes sociais.
O que disse as lojas
Após a denúncia do caso e repercussão nas redes sociais e na imprensa, uma das lojas que comercializava a roupa, Sua Cara Tricot, removeu as peças do estoque online. O colunista Léo Dias, do Metropóles, entrou em contato com um dos donos da empresa que pediu desculpas aos fãs e família da cantora.
Gustavo, responsável pela loja Sua Cara Tricot, confirmou que as peças começaram a ser comercializadas após o acidente com Marilia Mendonça. “Foi após sim, não achávamos que ia pegar mal. Pedimos desculpas aos fãs e à família da cantora”, disse ao colunista.
Em nota, a loja pede desculpas pelo ocorrido e reitera que não tinha “intenção de promover dor, revolta e comoção” com a venda das peças.
Leia a íntegra da nota:
“Viemos por meio deste pedir desculpas ao fato envolvendo a comercialização da peça inspirada na cantora Marília Mendonça. Em nenhum momento a intenção era de promover dor, revolta e comoção. As peças já não estão mais disponíveis para vendas. Pedimos imensamente desculpas aos familiares e fãs.”