CARREIRA MUSICAL

PAULINHA ABELHA: relembre a trajetória musical da cantora entre idas e vindas na 'Calcinha Preta'

Paulinha Abelha começou a carreira artística aos 12 anos, em trios elétricos nas cidades do interior de seu estado natal, Sergipe

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Andrade

Publicado em 24/02/2022 às 9:33 | Atualizado em 24/02/2022 às 10:18
Notícia
X

Paula Menezes Nascimento Leça Viana, artisticamente conhecida como Paulinha Abelha, falecida nesta quarta-feira (23), aos 43 anos, em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico, fazia parte da Calcinha Preta desde 1998.

Quando jovem, fez parte das bandas Flor de Mel e Panela de Barro. Porém, precisou interromper a carreira por causa de dificuldades financeiras.

Paulinha Abelha entra na Calcinha Preta

A cantora ingressou no grupo de forró Calcinha Preta por indicação do também integrante, o cantor Daniel Diau. Ela tinha 21 anos na época. 

No mesmo ano que chegou ao grupo, Paulinha Abelha participou da gravação do quinto álbum da banda de forró eletrônico, cantando hits como Eu vim pra te ver e Só você me faz feliz.

Já na virada para os anos 2000, com a gravação do sexto álbum, o grupo consolidou o espaço da vocalista no Calcinha Preta por conta da afinação e da potência vocal, além da sua simpatia e a presença de palco. 

Paulinha Abelha sai da Calcinha Preta

Em 2010, a cantora deixou o Calcinha Preta e começou a trabalhar no GDO do Forró. No mesmo ano, Paulinha Abelha também realizou o projeto Paulinha & Marlus, juntamente com o cantor Marlus Viana, com quem era casada na época, mas, como não foi bem-sucedido.

Em 2014 a dupla anunciou o retorno à banda e anunciou a separação em 2015, depois de dez anos juntos. A canção de maior sucesso do casal no grupo é o hit Ainda te amo.

Já em 2016, ela saiu da banda de forró duas vezes. Em uma das saídas, Silvânia Aquino, sua grande dupla desde o auge do sucesso, deixou a Calcinha Preta junto com Paulinha Abelha. Com isso, as duas vocalistas criaram o projeto Silvânia & Paulinha.

As duas inclusive se uniram a Daniel Diau formando um novo grupo, o trio Gigantes do Brasil. O projeto não ganha força e no mesmo ano foi anunciado seu fim. 

Em 2018, Paulinha, Silvania e Daniel desistem da parceria e os três retornam à banda de origem, onde permanecem desde então, formando um quarteto com Bell Oliver.

Desde 2018, Paulinha Abelha permaneceu no grupo até a sua morte. Ao todo, entre idas e vindas, a cantora ficou por 12 anos sendo umas das principais vozes do grupo.

Sucesso de Paulinha Abelha 

Paulinha Abelha participou das gravações de grandes sucesso da banda, como Louca por ti, Você não vale nada, Sonho lindo, Louca por ti, Ainda te amo, Furunfa e Liga pra mim e Baby doll.

Ao total, foram 22 álbuns e 3 DVDs gravados. A artista gravou alguns dos principais sucessos da banda de forró como 

Querida pelo público e pelos integrantes da banda, Paulinha Abelha ganhou uma música com seu nome, em uma versão adaptada da canção Without you, de Mariah Carey. A faixa é uma das canções de maior sucesso do Calcinha Preta, na voz de Daniel Diau.

Em fevereiro de 2020, a Calcinha Preta gravou o álbum visual intitulado CP 25 Anos, em comemoração aos 25 anos da banda. Na ocasião, Paulinha Abelha cantou a música Baby doll, sucesso dos anos 2000.

Na ocasião, a cantora abriu o show falando que não aceitava preconceito. A faixa é vista como um "hino lésbico", por falar de uma paixão entre duas mulheres que se tocam e se amam.

Em 2022 os integrantes da banda Calcinha Preta retornavam à rotina de shows após meses sem apresentações por conta da pandemia da covid-19. Durante a quarentena, o quarteto, que passou por dificuldades fez muitas lives.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor