IMORTAL

Gilberto Gil toma posse como 'imortal' na Academia Brasileira de Letras; veja fotos

Gilberto Gil é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 08/04/2022 às 21:46
Notícia
X

Nesta sexta-feira (8), Gilberto Gil tomou posse como 'imortal' na Academia Brasileira de Letras (ABL). O artista passa a ocupar a cadeira de número 20 da Academia, sucedendo o advogado, escritor e jornalista Murilo Melo Filho.

Gilberto Gil, que já foi Ministro da Cultura, é o primeiro artista da música a ocupar uma cadeira na ABL. O artista relembrou o fato em seu discurso de posse, que aconteceu no Petit Trianon, no Rio de Janeiro.

"Entre tantas honrarias que a vida generosamente me proporcionou essa tem para mim uma dimensão especial, não só porque aqui é a casa de Machado de Assis, um escritor universal, afrodescendente como eu, mas também porque a ABL, fundada em 20 de julho de 1897, representa mesmo para quem a critica a instância maior que legitima e consagra de forma perene a atividade de um escritor ou criador cultura em nosso país", disse o 'imortal'.

O novo membro da ABL é também o segundo negro a ocupar uma cadeira na Academia atualmente. Ao seu lado, está o escritor e professor Domício Proença Filho, que presidiu a ABL em 2016 e 2017. 

"Poucas vezes na nossa história republicana o escritor, o artista, o produtor de cultura, foram tão hostilizados e depreciados como agora. Há uma guerra em prol da desrazão e do conflito ideológico nas redes sociais da Internet, e a questão merece a atenção dos nossos educadores e homens públicos", acrescentou em seu discurso.

Gil ainda ressaltou que com sua entrada na ABL pretende "colaborar para o debate em prol da cultura e da justiça". Confira fotos compartilhadas pelo artista:


Tags

Autor