CINEMA

Após punição da Academia, Will Smith pode ser indicado ao Oscar? Entenda como serão os próximos anos na carreira do ator

Will Smith não poderá frequentar eventos promovidos pela Academia do Oscar pela próxima década

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 10/04/2022 às 15:24
Notícia
X

Will Smith foi banido por 10 anos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas após o episódio de agressão contra o ator e humorista Chris Rock na 94ª edição do Oscar. 

A decisão, anunciada na última sexta-feira (8), prevê que Smith não poderá ir a nenhum evento promovido pela Academia na próxima década, incluindo, mas não limitado, à cerimônia anual do Oscar. Anteriormente, o ator já havia anunciado sua renúncia como membro da organização.

"Eu aceito e respeito a decisão da Academia", afirmou Will Smith em nota oficial. Apesar da punição, Will Smith não perdeu o Oscar de melhor ator que ganhou este ano por "King Richard: Criando Campeãs".

Will Smith pode ganhar outro Oscar?

A Academia não explicitou se Will Smith não pode ser indicado ao Oscar. Entretanto, dado o entendimento de qualquer ator, independentemente de ser sócio ou não da Academia, pode ser indicado à premiação, Smith pode vir a figurar entre indicados ou ganhadores nos anos em que está banido da organização.

Porém, ele não poderá comparecer às cerimônias nos próximos 10 anos, caso seja indicado dentro deste período. 

“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar”, disse o presidente da Academia, em carta divulgada pela organização.

Por que a Academia puniu Will Smith se ele já havia renunciado?

A punição aplicada pela Academia independe da atitude tomada previamente por Will Smith. Ao renunciar como membro da Academia, o ator abriu mão da sua posição enquanto votante na premiação.

Mesmo sem ser membro da Academia, Will Smith poderia frequentar os eventos promovidos pela organização. Com a punição, entretanto, ele está banido pela próxima década das cerimônias, mesmo se estiver concorrendo.

Tags

Autor