entenda

SEXO E MULHER: é normal sentir dor no começo da relação?

Segundo estudo britânico, 1 em cada 10 mulheres admitem sentir dor na relação sexual

Imagem do autor
Cadastrado por

Rakeche Nascimento

Publicado em 04/05/2022 às 18:53 | Atualizado em 05/05/2022 às 8:54
Notícia
X

Muito conhecido pelos médicos e ginecologistas, algumas mulheres se queixam de sentir dor no início de algumas relações sexuais. Chamada pelos médicos de dispareunia, a dor na relação sexual é um sintoma que pode afetar ambos os sexos, sendo mais comum, no público feminino. Mesmo assim, não é normal sentir dor em qualquer que seja a relação sexual. 

O principal sintoma de dispareunia é o de sentir dor durante a relação sexual. Essa dor ou incômodo pode surgir em diferentes lugares, como na vagina ou na uretra, na bexiga, na pelve ou em outros locais, vai depender, claro, de cada pessoa.

O que pode causar dor na hora do sexo?

Podendo ter diversas causas, tanto emocional - estresse, nervosismo, ansiedade - quanto física - vaginismo, falta de lubrificação, infecção e outros -. Por isso, é de extrema necessidade a busca de um médico ginecologista de confiança para falar sobre o tema e confirmar o que está causando as dores no momento que deveria ser de prazer.

Segundo o médico Dráuzio Varella, da TV Globo, a dor durante o ato sexual, pode ser influenciada por dois fatores:

"Superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina, normalmente no momento da penetração, ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve, em geral durante o movimento peniano. Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou como uma cólica muito forte".

Candidíase pode causar dor no sexo?

Não é incomum que mulheres sintam desconforto durante a hora H, por isso, muitos estudos sobre o tema já comprovaram diversas explicações para que isso possa acontecer. Uma delas é a candidíase, que pode gerar um incômodo na relação.

O ginecologista Marco Aurélio de Oliveira, chefe do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto, explicou para o site Extra, que muitas vezes o incômodo pode estar ligado à candidíase - provocada por um fungo presente na vagina que causa corrimento, irritação e coceira.

"A cândida desequilibra a flora vaginal, tornando mais fácil a contaminação por outros germes. A mulher normalmente possui o fungo no organismo, mas, quando desencadeia a crise, não se sente confortável para fazer sexo. Deve tratar antes de recomeçar a ter relações" - disse Oliveira.

Tags

Autor