ACADEMIA

ABL: saiba tudo sobre a posse de José Paulo Cavalcanti FIlho

O escritor e jurista pernambucano tomou posse, nesta sexta, no Rio

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 10/06/2022 às 23:58 | Atualizado em 13/06/2022 às 19:43
Notícia
X

"As Academias precisam de antiguidade. De antiguidade, tradição e memória. Sem memórias, não existimos". Assim começou José Paulo Cavalcanti Filho no seu discurso de posse à cadeira 39 na ABL, sexta, no Rio, compilando vários pensamentos de célebres autores.

Com texto primoroso e digno de qualquer cátedra, o pernambucano foi ovacionado. Pela aula. Pelo mérito. Exalava felicidade, gratidão e sonho realizado. Estava milimetricamente arrumado, graças ao fardão de cambraia inglesa e fios banhados a ouro, além do fiel escudeiro: os óculos.

Quem foi?

Difícil nomear os presentes na posse de José Paulo Cavalcanti Filho, ontem, no Rio de Janeiro.

O poder judiciário se fez presente. Desde membros da altíssima corte como vários nomes do STJ como Og Fernandes, Mauro Campbel Marques e Marcelo Navarro, além de Candinho Saraiva, do TJPE, e do presidente da OAB-PE, Fernando RIbeiro Lins e da ex-superintendente da PF-PE, Carla Patrícia.

Sem falar em Armando Monteiro e Mônica Guimarães, Vera Brennand e José Múcio, o presidente da APL, Lourival Holanda, Tereza Duere, conselheira do TCE-PE, Margarida Cantarelli...

Os acadêmicos

Não é todos os dias que se encontra gente do naipe de Nélida Piñon a Marco Lucchesi. De Merval Pereira a Gilberto Gil, que estava acompanhada de Flora, lindíssima, por sinal. A atriz Fernanda Montenegro, mesmo com quatro costelas quebradas, esteve presente. Só pedia para não ser abraçada. Muitos pedidos de selfies. O até então último a chegar, Paulo Niemeyer também fez questão de prestigiar.

Para Marco Maciel

Seguindo a regra do art. 22 do Regimento Interno, o novo acadêmico "apreciará a personalidade e a obra dos patronos e dos antecessores". E Zé Paulinho relembrou obra e vida de Francisco de Adolfo de Varhagen - o patrono, Manuel de Oliveira Lima, Alberto de Farias, Rocha Pombo, Rodolfo Garcia, Elmano Cardim, Otto Lara Resende, Roberto Marinho e Marco Maciel.

O conterrâneo Marco Maciel teve capítulo especial na retrospectiva. Pela relação, respeito e grandeza. José Paulinho trouxe lembranças políticas, de vida e de detalhes ricos da nossa história. "Que a cadeira com 1º e últimos ocupantes pernambucanos continuem em nossas mãos".

O amor

A mulher do agora imortal, Maria Lecticia Cavalcanti, ganhou homenagem especial. Foi citada pelo marido, ganhou poesia e também foi lembrada - com direito a aplausos - pelo acadêmico Domênico Proença Filho, responsável pela apresentação de José Paulo, no lugar de Marco Vinicius Vilaça que estava impossibilitado por questões médicas.

Gastronomia pernambucana

E a mesa de doces pernambucanos preparados por Lecticia Cavalcanti? Deixaram os convidados saírem das dieta para se lambuzar com nossos maiores quitutes, enriquecendo o bufê, que também teve traços pernambucanos como beiju, carne seca assinado por Ecila Antunes.

Tags

Autor