PODER

Academia Brasileira de Letras: pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho é o mais novo imortal

O jurista vai ficar no lugar do conterrâneo Marco Maciel

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 25/11/2021 às 16:38 | Atualizado em 25/11/2021 às 17:56
Notícia
X

Pela oitava vez, Pernambuco é lembrado na Academia Brasileira de Letras (ABL). Nosso querido José Paulo Cavalcanti Filho é o mais novo imortal. Ele conquistou a vaga do conterrâneo, o ex-vice-presidente Marco Maciel, na ABL, falecido no dia 12 de junho de 2021.

O jurista levou a melhor entre Ricardo Cavaliere, Godofredo de Oliveira Neto, Luiz Coronel, Camilo Martins e Leandro Gouveia. Os últimos ocupantes cadeira 39 foram: Oliveira Lima (fundador) – que escolheu como patrono Francisco Adolfo de Varnhagen –, Alberto de Faria, Rocha Pombo, Rodolfo Garcia, Elmano Cardim, Otto Lara Resende e Roberto Marinho.

José Paulo Cavalcanti recebeu 21 votos. Na assembleia, participaram da eleição 34 acadêmicos de forma presencial e virtual. Apenas um membro não votou por motivo de saúde. 

Sobre Zé Paulinho

Além de grande jurista, José Paulo é um grande romancista. Também é conhecido por ser um conhecedor profundo da obra do escritor português Fernando Pessoa, considerado um dos gênios da sua geração.

José Paulo tem mais de 18 títulos escritos. Alguns já publicados no exterior. Em 2012, conquistou o Prêmio José Ermírio de Moraes de 2012 pelo livro "Fernando Pessoa - uma quase autobiografia", com 734 páginas. Também ocupou o primeiro lugar na Bienal do Livro e Jabuti.

Em Portugal, a biografia de Pessoa ficou um mês como livro mais vendido. Também conquistou o prêmio Dario Castro Alves, em que foi saudado pelo presidente Mário Soares. Na Itália, teve a honra de receber o prêmio I Molinello. Também recebeu premiações na Romênia, Israel, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.

Cadeira 27

José Paulo Cavalcanti é ocupante da cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras. É advogado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e Ministro (interino) da Justiça, no governo José Sarney, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da EBN (depois EBC) e do Conselho de Comunicação Social (órgão do Congresso Nacional), Consultor da Unesco e do Banco Mundial.

Novos Membros

Fernanda Montenegro, Gilberto GilPaulo Niemeyer Filho também foram eleitos recentemente para a Academia Brasileira de Letras. As votações dos novos ocupantes ocorreram nas três últimas quintas-feiras de novembro. 

 

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor