CASO KLARA CASTANHO

KLARA CASTANHO: Comissão de Ética da ABI adverte Leo Dias por 'explorar' violência de KLARA CASTANHO

Klara Castanho teve que expor seus traumas pessoais - que vão de estupro a violências médicas, além de julgamentos na sociedade - após a história vazar

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 28/06/2022 às 20:21 | Atualizado em 28/06/2022 às 20:23
@KLARAFGCASTANHO VIA INSTAGRAM
Klara Castanho revelou ter engravidado após estupro e entregue a criança à adoção - FOTO: @KLARAFGCASTANHO VIA INSTAGRAM
Leitura:

A carta aberta da atriz Klara Castanho chocou a internet nos últimos dias. Não apenas pelo estupro sofrido pela artista e a gravidez indesejada, mas também pela forma que a imprensa lidou com o caso.

Entre os nomes que estão sendo “cancelados” na internet, está o de Leo Dias, colunista do Metrópoles. Ele foi um dos jornalistas que revelou detalhes não autorizados sobre a intimidade de Klara.

A repercussão foi tão grande que a Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa emitiu, nesta terça-feira (28), um comunicado condenando a "exploração de vítimas de violência sexual" por jornalistas e veículos de comunicação.

A nota da comissão adverte especificamente Leo Dias e sua conduta jornalística.

Confira o comunicado na íntegra

"Mais um estupro. Mais um crime contra a mulher a impulsionar a audiência de blogs e portais.

A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa vem a público manifestar sua indignação diante do comportamento antiético de jornalistas e diretores de portais e demais veículos de comunicação que exploram casos de vítimas de violência sexual para ampliar o número de seguidores virtuais.

O jornalismo não pode compactuar nem com o crime, nem com sua exploração midiática. A ABI adverte em específico o jornalista Leo Dias: mesmo o tipo de jornalismo que ele faz deve respeitar certos limites éticos.

A ABI também manifesta sua solidariedade à atriz Klara Castanho e familiares. Esperamos que os meios de comunicação compreendam, de uma vez por todas, que o respeito humano vale mais que a busca de audiência - vale mais que um clique."

Com informações de Splash

Entenda os principais pontos do caso Klara Castanho

Últimas notícias