APURAÇÃO

KLARA CASTANHO: Coren-SP abre investigação sobre caso da atriz; saiba quem vazou as informações de Klara Castanho

Dados médicos sigilosos de Klara Castanho foram vazados por funcionária do hospital onde atriz realizou o parto

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 28/06/2022 às 17:12 | Atualizado em 28/06/2022 às 18:00
Notícia
X

O caso da atriz Klara Castanho, que teve seus dados médicos sigilosos supostamente vazados por uma enfermeira de um hospital particular de São Paulo, está sob investigação do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

O órgão visitou o hospital nesta segunda-feira (27) para fazer uma apuração dos fatos e identificação dos envolvidos, além de ter realizado uma devassa nos documentos da unidade. A informação de que após o parto Klara Castanho colocou o bebê para adoção teria sido vazada por uma enfermeira que atendeu a atriz.

"Em relação ao suposto vazamento de informações sigilosas por profissional de enfermagem, o Coren-SP informa que compareceu à instituição de saúde na última segunda-feira e aguarda liberação de documentos internos para prosseguir com a apuração dos fatos e identificação dos envolvidos", informou o Conselho, em nota divulgada nesta terça (28).

Por entender que o caso tem causado comoção pública, o Coren-SP pediu ao público "cautela para que haja descumprimentos aos ritos formais nem propagação de mais informações sigilosas, preservando principalmente a vítima".

O que aconteceu com Klara Castanho?

A atriz Klara Castanho viu sua vida íntima ser exposta nas redes sociais no último final de semana depois que o colunista Léo Dias e apresentadora Antônia Fontenelle divulgaram que ela teve um filho e teria dado a criança para adoção. Entretanto, os dois comunicadores não informaram que a gravidez da atriz era resultado de um estupro.

Após a exposição, Klara Castanho veio à público na noite de sábado (25), por meio da divulgação de uma carta aberta em seu Instagram, onde contou sua versão do caso. A atriz contou que passou por várias dificuldades ainda no hospital e o médico que a atendeu tentou fazer com que ela interagisse com o bebê, mesmo sabendo do abuso que ela sofreu.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Klåra Cåstanho (@klarafgcastanho)

Ainda segundo Klara Castanho, enquanto ela ainda estava sob efeito da anestesia uma enfermeira insinuou que caso algum jornalista soubesse do que ela estava fazendo seria pior.

"Fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: 'Imagina se tal colunista descobre essa história'. Eu estava dentro de um hospital, um lugar que era para, supostamente, me acolher e proteger. Quando cheguei no quarto, já havia mensagens do colunista com todas as informações", escreveu a atriz.

Entenda os principais pontos do caso Klara Castanho

Quem vazou as informações sobre Klara Castanho?

De acordo com o Notícias da TV, uma enfermeira e seu marido, que não tiveram os nomes divulgados, tentaram vender as informações médicas da atriz.

O casal teria procurado jornalistas da RedeTV e da Record TV, além de Léo Dias. Alguns profissionais se recusaram a pagar por uma informação.

"[Disse que a] Esposa era enfermeira de um hospital e que tinha uma bomba da Klara Castanho. Queria dinheiro", relatou um dos jornalistas que foi procurado.

Ao que tudo indica, a enfermeira e o marido não venderam a informação, mas repassaram para algum dos jornalistas, já que o caso veio à tona no último sábado (25).

Tags

Autor