ENTENDA O QUE ACONTECEU

Instagram vai virar o Tiktok? Famosos protestam contra mudanças na plataforma

Influenciadores se unem em petição contra a "Tiktokização" do Instagram; entenda o que está acontecendo

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Vitória Floro

Publicado em 29/07/2022 às 11:54 | Atualizado em 29/07/2022 às 11:57
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O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, só em 2022 a rede alcançou cerca de 1.4 bilhão de usuários. 

Pioneiro na internet, o aplicativo surgiu em 2010 com a intenção de funcionar como uma espécie de galeria virtual de fotos.

Assim, por muito tempo, a rede servia apenas para compartilhar fotografias e observar uma timeline repleta de imagens, em ordem cronológica, das publicações de pessoas que eram seguidas pelo dono da conta. 

Com o tempo, a rede precisou passar por atualizações e modificações para acompanhar as mudanças tecnológicas, as novas tendências da internet e, assim, competir com aplicativos concorrentes.

Foi com a implementação dos Stories, em 2016, que o Instagram começou o seu processo de foco na divulgação de outras mídias além das fotografias digitais.

A empreitada foi motivada para competir com o Snapachat, aplicativo que possuía apenas a função de trocar Snaps (fotos e vídeos rápidos que somem após um certo período de tempo) entre amigos. Na época, o Snapchat estava ganhando uma popularidade maior que o Instagram.

Foi com a criação dos Stories que os influenciadores chegaram até a rede social e, a partir desse ponto, a popularidade do Instagram voltou a crescer.

Agora, os influenciadores, uma vez já beneficiados por mudanças na plataforma, se unem para impedir que o aplicativo siga com novas reformulações. 

"Faça o Instagram ser o Instagram novamente"

O movimento "Make Instagram Instagram Again" — em tradução literal ao português, "Faça o Instagram ser o Instagram novamente", foi uma campanha criada pelo perfil Illumitati.

Os pedidos são para que os criadores da plataforma parem com a "Tiktokização" da rede social. Assim como o Snapchat foi um grande rival do Instagram, agora o Tiktok representa uma ameaça para os desenvolvedores do Instagram.

Tentando seguir a mesma estratégia usada em 2016, o Instagram está implementando novas mudanças para que a publicação de vídeos tenha mais prioridade do que as tradicionais postagens de fotos.

O reels, por exemplo, foi uma maneira de tentar 'copiar' a função primária do Tiktok de compartilhamento e edição de vídeos curtos. 

 
 
 
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Uma publicação compartilhada por ???tati (@illumitati)

A petição já conta com mais de 205 mil assinaturas e adesão de nomes como nomes como Kylie Jenner e Kim Kardashian, duas das pessoas mais seguidas do mundo na rede social.

Kylie tem 361 milhões de seguidores no Instagram. Kim é acompanhada por 326 milhões de contas na plataforma.

Além do foco na produção de vídeos, os usuários insatisfeitos também reclamam do novo formato de navegação vertical em tela cheia, aumento de conteúdos recomendados e anúncios.

Influenciadores também alertam a queda do engajamento de fotos estáticas no feed e nos stories, prejudicando os trabalhos publicitários realizados na plataforma.

Kylie Jenner e Kim Kardashian compartilharam uma imagem da campanha que dizia: "Pare de tentar ser o TikTok. Eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos".

Vídeos serão o futuro do Instagram

Mesmo com todas as críticas e apelos de celebridades, Adam Mosseri, CEO do Instagram, publicou um vídeo em que confirma que o futuro da plataforma será a produção e compartilhamento de vídeos.

Mosseri falou dos testes feitos para implementar o feed full screen (navegação em tela cheia), como funciona no TikTok, que favorece vídeos gravados na vertical e compromete as fotos publicadas no antigo formato quadrado tradicional da rede.

 

Segundo o CEO, as fotos vão continuar na rede social, mas os vídeos tendem a ganhar maior destaque. "O Instagram vai continuar suportando fotos, faz parte da nossa herança, eu amo fotos e sei que vocês também amam fotos. Dito isso, eu preciso ser honesto, acredito que o Instagram vai se tornar vídeo ao longo do tempo", disse.

Mosseri também reforçou que os conteúdos sugeridos, de pessoas que não são seguidas pelos usuários, continuaram ganhando força. "Se você vir algo no seu feed desinteressante, significa que estamos fazendo um trabalho ruim de ranqueamento e precisamos melhorar", afirmou.

Empresa recua após novas críticas 

Depois da publicação do vídeo, a empresa recuou nos pronunciamentos feitos por Mosseri e anunciou uma pausa temporária nos testes que incluem o feed em tela cheia e a recomendação de perfis que os usuários não seguem.

Segundo com um porta-voz do Meta, as novas funcionalidades serão interrompidas ou reduzidas. Não há uma previsão de quando esses testes voltam a ser implementados.

"Com base no que descobrimos com as respostas da comunidade, vamos pausar o teste de tela cheia no Instagram, para podermos explorar outras opções, e estamos diminuindo temporariamente o número de recomendações que vemos no feed, para que possamos melhorar a qualidade da experiência", disse o porta-voz ao site The Hollywood Reporter.

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