COEMORATIVO

Por que o DIA DOS PAIS é comemorado no segundo domingo de agosto? Entenda a origem da data que homenageia a figura paterna

Você sabe como surgiu o Dia dos Pais? E por que a data é comemorada no segundo domingo de agosto no Brasil? Confira!

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 12/08/2022 às 9:02
Notícia
X

Neste domingo (15) comemora-se o Dia dos Pais no Brasil. A data, criada para homenagear a figura paterna, é muito importante e celebrada pelas famílias no país.

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma das datas mais comemoradas no mundo todo. Mesmo que seja comemorado em muitos países, o dia escolhido para a celebração pode ser diferente a depender do país.

>> Você sabe como surgiu essa data comemorativa? E por que o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto no Brasil? Confira!

Origem do Dia dos Pais

Segundo diz a história, uma jovem da cidade de Washington, chamada Sonora Louise Smart Dodd, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais após ouvir uma homenagem às mães, data era era celebrada desde 1908 no país.

Ela então decidiu criar a data para mostrar o orgulho que sentia do seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. O homem havia se dedicado arduamente à tarefa de criar seis filhos sozinhos, depois de perder a esposa no último parto.

Sonora escolheu o 19 de junho, data de nascimento do seu pai, como o Dia dos Pais e enviou uma petição às autoridades e igrejas locais, que aprovaram a ideia. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910.

A data virou tradição e se espalhou rapidamente pelo estado de Washington e pelo país, sendo reconhecida oficialmente apenas em 1972. O então presidente Richard Nixon estabeleceu a data a ser comemorada anualmente no terceiro domingo de junho nos Estados Unidos.

Como surgiu o Dia dos Pais no Brasil?

No Brasil, a origem da comemoração do Dia dos Pais é de 1953, data criada pelo publicitário Sylvio Bhering, com o objetivo de celebrar a figura paterna e atrair anunciantes para os meios de comunicação. Na época, Bhering era diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.

Na época, a data escolhida foi para coincidir com o Dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai de Mari e avô de Jesus Cristo.

Porém, por motivos comerciais, a comemoração foi transferida para o segundo domingo de agosto. Algumas fontes dizem que a mudança se deu por causa do Dia das Mães, que é no segundo domingo de maio, mas outros que era para celebrar sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais estão de folga.

Mensagens para o dia dos pais

Confira algumas imagens com mensagens para homenagem seu pai neste Dia dos Pais

.

Arte NE10
Dia dos pais - Arte NE10

.

ARTE NE10
Dia dos Pais - ARTE NE10

.

ARTE NE10
DIA DOS PAIS - ARTE NE10

.

ARTE NE10
STORIES DIA DOS PAIS - ARTE NE10

Tags

Autor