LISTINHA

GASTRONOMIA Silvero Pereira elege oito lugares para comer bem em Pernambuco

O ator - que interpretou Zaquieu em Pantanal - selecionou oito restaurantes em Pernambuco para se comer bem

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 15/12/2022 às 14:28 | Atualizado em 15/12/2022 às 14:45
Notícia
X

Silvero Pereira*

Voltei, Recife! Foi a saudade que me trouxe pelo braço. E foi mesmo! Não só para o Recife, mas para Pernambuco, que, a cada ano, tem me conquistado mais e mais. Nas horas de folga, corro para as terras de cá e hoje, escrevo com vista pro mar, diretamente, da Praia dos Carneiros.

Conheço Pernambuco há muitos anos, desde os tempos em que me aventurava com um grupo de amigos no Carnaval. Era como uma caravana da festa da carne, em que jovens, sem muito dinheiro no bolso e  nenhuma frescura, topava dividir um ônibus e uma casa com 40 ou 50 pessoas. Devo ter feito essa viagem umas três vezes.

O cenário era sempre meio caótico, a gente dormia onde dava, uns por cima dos outros, dividindo colchonetes e redes, banheiros um tanto insalubres e conforto zero, mas ninguém ligava pra isso, afinal, bom mesmo era passar o dia inteiro subindo e descendo as ladeiras de Olinda, acompanhando os blocos de rua. Quando caía a noite, quem ainda estivesse de pé, debandava para o Marco Zero, no Recife, para assistir aos grandes shows.

Visitas a Pernambuco

Mais adiante, tive outros retornos a Pernambuco, mas sempre profissionais. Em 2006, pelo Festival de Teatro de Recife, e, em 2014, pelo Festival Palco Giratório do Sesc, com o espetáculo "Uma Flor de Dama", além de duas edições do Festival Trema.

Já em 2021, decidi tirar férias pelo litoral norte pernambucano, conhecendo cidades, histórias e a cultura de lugares incríveis como Igarassu e Itamaracá. Neste período, acabei consolidando amizades e tendo acesso a experiências gastronômicas que me fizeram ampliar a imagem que tinha sobre esse Estado tão grandioso e tão cheio de identidade.

Uma das coisas que mais me impressiona em Recife é a presença de chefes de cozinha extremamente competentes e cada um com sua assinatura bem específica. Aqui, tudo vai muito além do “comer bem”, é um lugar de experiências afetivas, culturais e ancestrais com a comida.

Roteiro assinado por Silvero

Assim, gostaria de listar um breve roteiro dos lugares mais especiais que conheci por aqui, que considero parada obrigatória para todo turista cearense:

A Cozinha Ancestral de Carmen Virgínia fica no Bairro Santo Amaro. Os pratos carregados de significados e sabores a partir de um conhecimento histórico e religioso. Não deixe de comer a galinha cabidela.

No centro histórico de Recife, rodeado de museus, você pode ir ao Restaurante São Pedro, do Chef Thiago Chagas, que tem uma responsabilidade muito grande com o entorno e absorve isso dentro da sua cozinha e promove pratos com beleza e sabores inesquecíveis. Experimente dos drinques aos principais e sobremesas.

Se você quer um tempero caseiro e fresquinho, sugiro um passeio até o bairro de Brasília Teimosa, para ir ao Bar do Cabo Real, da Chef Nathalia, com uma cozinha de frutos do mar direto da região dos pescadores. Não deixe de pedir o “Camarão na Cerveja” e o famoso “Arroz de Polvo”.

Já no bairro Pina, vale apreciar o DeckPina, de Migas Lima, com um cardápio elegante, saboroso e uma vista deslumbrante, além de samba de roda nas quartas-feiras.

Em Olinda, a parada obrigatória é no Bar do Amparo, que fica nos quatro cantos da cidade e é chefiado pelo maravilhoso Hiago Magalhães. Além de um espaço lindamente decorado e aconchegante, você vai ser muito bem recebido com um cardápio delicioso, que traz desde os camarões no varal, peixe no anzol e franguinho na gaiola. O bar tem música ao vivo e ainda está situado no fervo da cidade.

Quer uma opção de pizza?

Vai na Pizzaria Donna Massa, que além de se sentir muito bem acolhido num quintal com árvores, você vai degustar de pizzas de massa fina e sabores especiais. E como se não bastasse, ela também faz uma das melhores feijoadas da cidade.

Pra finalizar, se você tiver um tempinho e chegar até a praia de Tamandaré, minhas sugestões são o Bossa Praia, da Chef Bárbara Valença. Lá, o cardápio é dos deuses, mas minhas sugestões de entrada são o croquete de lagostinha, o pastelzinho de frango defumado cremoso e milho fresco ou o ceviche de peixe fresco, pimenta regional e frutas amarelas.

Para almoçar, tem também o Frente de Quintal, da Chef Zezé, com uma comidinha de vó deliciosa para abraçar a barriga. Não saia sem provar o tradicional docinho de banana.

Enfim, depois dessas experiências, além da maravilha que é pular o frevo, cantar com o galo da madrugada e subir as ladeiras, você também vai se apaixonar pela gastronomia pernambucana. Volto para o meu Ceará com a certeza de que o Nordeste é mesmo incrível!

*Silvero Pereira cedeu a matéria para o Social1, depois de sua passagem pelo Cine PE.

Tags

Autor