ONDE ESTÁ BOLSONARO? O ex-presidente Bolsonaro pode ser extraditado? Entenda
Deputados democratas pedem a extradição de Jair Bolsonaro dos Estados Unidos.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está na Flórida, para onde viajou antes mesmo do governo terminar.
O militar da reserva, no entanto, pode ter os dias contados nos Estados Unidos, isso porque deputados democratas querem a extradição - expulsão - dos EUA.
PEDIDO DE EXTRADIÇÃO DE BOLSONARO DOS ESTADOS UNIDOS
Joaquin Castro, deputado do Partido Democrata, fez um apelo: "Bolsonaro não deve ser dado refúgio na Flórida, onde ele está se escondendo da responsabilidade de seus crimes", disse o parlamentar.
O pedido também foi feito pela deputada Alexandia Ocasio-Cortez: "Quase dois anos depois dos ataques contra o Capitólio por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil", afirmou a democrata.
"Os EUA devem parar de garantir refúgio na Flórida", finalizou.
O deputado responsável pela investigação nos ataques ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 disse que "as democracias do mundo precisam agir rapidamente para deixar claro que não haverá apoio".
No relatório das investigações nos EUA, afirmam que o deputado Eduardo Bolsonaro pode ter ligação com a invasão do Capitólio.
INVASÃO DOS MANIFESTANTES NOS PRÉDIOS PÚBLICOS
Por volta das 14h (de Brasília), os manifestantes iniciaram a invasão dos prédios públicos em Brasília, após conseguirem passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal. Eles quebraram mesas, vidros e até assentos no plenário.
Os antidemocráticos também agrediram ao menos cinco jornalistas durante o ato violento.
Em busca do reestabelecimento da ordem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou por volta das 18h (de Brasília) e decretou intervenção federal em Brasília.
Entenda o que foi a INVASÃO NO CONGRESSO em BRASÍLIA por manifestantes pró-BOLSONARO
Lula escalou o secretário-geral do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, será o interventor federal da segurança.