É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Uma noite de compartilhamento de tendências, reflexões e análises do mundo com todas essas revoluções tecnologias que dominam as headlights de todo o mundo.
Entre os presentes estavam Mirella Martins, editora do Social1, e a diretora de estratégias digitais, Maria Luíza Borges, acompanhadas do consultor internacional, responsável pelas maiores transformações digitais, Guilherme Ravache.
Mirella e Maria Luiza trouxeram os assuntos abordados no SXSW, em Austin, no Texas, e no Web Summit Rio, em abril, de forma leve, descontraída, com muitos números e cases.
Inteligência artificial generativa, análise de dados, a nova jornada do consumidor de olho na omnicanalidade, numa ação orquestrada com os canais on, off, mais website, newsletters, redes sociais e podcast, além de trazer luz ao etarismo, sobretudo, pelo mercado de oceano azul para os 50+, que, segundo o EuroMonitor, vai movimentar 13 trilhões de dólares.
O que Guilherme Ravache falou na sua palestra?
O consultor Guilherme Ravache, que trabalha com o grupo SJCC há dois anos, teve grande performance ao trazer questionamentos profundos a cerca dos próximos caminhos a serem percorridos, pelas próximas gerações, com a chegada disruptiva da inteligência artificial generativa.
Qual será o cenário provável para essas transformações? O especialista também provocou a plateia com reflexões baseados nas últimas novidades.
A noite também teve o momento de perguntas e respostas com insights e dúvidas.
Confira como foi o Trend Talk:
Vale destacar ainda que o Trend Talks contou com um welcome coffee organizado pelo Solar Do Douro, capitaneado pelo chef Francisco Rebelo, que esteve, presencialmente, comandando tudo, além de doces maravilhosos de Lana Bandeira, harmonizados com espumantes e vinho do Porto da Quinta Maria Izabel.