Conceito

Entenda o que é etarismo, assunto que Fátima Bernardes explicou no Fantástico

Programa da Globo exibiu reportagem sobre comportamento da sociedade que questiona a capacidade da pessoa por sua idade

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/10/2021 às 7:03 | Atualizado em 26/10/2021 às 13:23
Notícia
X

Na noite do último domingo, 24/10, o programa Fantástico, da Globo, exibiu a reportagem 'Isso Tem Nome', da repórter Ana Carolina Raimundi. O projeto visa questionar os abusos cotidianos contra as mulheres e começou com o etarismo.

O termo etarismo é usado quando existe um preconceito de idade e ocorre, principalmente, com mulheres. Nesta situação, as mulheres são julgadas por sua idade, quando alguém assume que elas já não podem mais aprender algo ou fazer determinadas coisas por causa de sua idade. É uma discriminação às características que chegam com a idade, como a aparência de alguém ou a sua capacidade de fazer/viver algo.

Na reportagem, Fátima Bernardes exemplificou o termo ao falar do preconceito por namorar um homem 25 anos mais jovem do que ela. “São frases que muitas vezes são tentativas de elogio, mas que você percebe que aquilo [a aparência] é visto primeiro antes de qualquer outra coisa”, disse ela.

“Acho que as mulheres que têm relacionamentos com homens muito mais novos é quase que um massacre mesmo. E não vejo o mesmo tipo de comportamento quando você vê um homem mais velho namorando uma mulher bem mais jovem”, declarou ela.

Por fim, Fátima Bernardes definiu: “Todas as relações em que a mulher quebra os padrões, a gente sofre por isso. Se você é uma mulher mais velha que o seu parceiro, até se você é mais alta que o seu parceiro, as pessoas se metem em absolutamente tudo. Porque foge daquilo que elas estabeleceram como o padrão”.

Tags

Autor