Procedimento estético

O QUE É PEELING DE FENOL? Saiba tudo sobre procedimento de ''troca de pele'' que viralizou nas redes sociais

Paciente contou que viveu a pior dor da sua vida durante o processo de cicatrização

Imagem do autor
Cadastrado por

Lara Calábria

Publicado em 01/06/2023 às 14:20
Notícia
X

Nas redes sociais, vídeos que mostram  a evolução da pele de um jovem que fez peeling de fenol viralizaram. Normalmente, a trend consiste em expor as etapas após o procedimento, passando pela fase com uma crosta, até a descamação total da pele e chegada da epiderme ''nova''. 

Uma das publicações já atingiu mais de 19 milhões de views e a mais recente, publicada nesta terça-feira (30). "Faz com a pessoa ainda viva?", brincou uma internauta, nos comentários. "Vi um monte de gente falando que já fez e que com o tempo as cicatrizes voltaram, acho que por isso eu não teria coragem", escreveu outra pessoa.

Uma das primeiras postagens que fez sucesso no Tiktok e despertou curiosidade dos internautas foi a da Clínica Harmonia, que mostrava o processo de uma mulher de 55 anos.

Abaixo, confira o vídeo e detalhes sobre como é a ação do peeling de fenol.

Veja vídeo:

O QUE É PEELING DE FENOL? VEJA COMO ATIVO PENETRA NA PELE

No procedimento, o fenol penetra na epiderme (a camada mais superficial da pele), o que causa sua necrose e induz reação inflamatória controlada não só na epiderme como também na derme (camada localizada abaixo da epiderme). 

No que ocorre a inflamação, a pele ''reage'' e os agentes removem praticamente toda a camada mais superficial, forçando a descamação profunda e renovação.

O intuito do procedimento é estimular a produção de colágeno, proteína determinante no processo de rejuvenescimento facial. O peeling em camadas profundas só deve ser feito por um médico dermatologista ou cirurgião plástico especializado no método. O processo pode ocasionar picos de arritmia cardíaca, causados pelo fenol enquanto a substância não é metabolizada pelo organismo.

QUEM NÃO PODE FAZER?

Existe contraindicação para grávidas ou pessoas com doenças crônicas. O valor pode variar entre R$ 15 mil e R$ 30 mil. O período pós-intervenção costuma ser doloroso e pode levar até um ano e meio até que o rosto cicatrize por completo.  

O procedimento exige anestesia ou sedação para evitar a sensação de dor ou ardência no momento da aplicação. 

Tags

Autor