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Material fora da validade pode ter sido usado para construir SUBMARINO TITAN, revela ex-diretora da OCEAN GATE

O material mais barato reduziria os custos de fabricação e operação dos veículos subaquáticos.

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Pedro Lima

Publicado em 06/07/2023 às 11:24
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Mais um capítulo do submarino Titan - que implodiu mês passado matando os cinco passageiros a bordo - veio a público, após o relato de ex-funcionária da OceanGate, fabricante da embarcação.

Ao New Yorker, a ex-diretora de finanças, que preferiu não se identificar, revelou que o submersível era feito de estoque da Boeing, que havia supostamente passado do prazo de validade.

David Lochridge, ex-estagiário demitido após alertar ao CEO da OceanGate que a expedição era perigosa, temia uma catástrofe eminente com os mergulhos em alto mar que fazia.

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Segundo o CEO da Ocean Gate, a embarcação era feita de fibra de carbono e titânio, pesava mais de 10 toneladas e tinha o formato de cápsula.

O material mais barato reduziria os custos de fabricação e operação dos veículos subaquáticos.

HANDOUT/OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

Submarino Titan teve problema na bateria em uma de suas viagens ao Titanic. - HANDOUT/OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

Apesar do relato deste ex-funcionário, não se sabe ao certo quantos casos foram feitos, quantos testes foram feitos e quem fabricou. A mídia dos Estados Unidos não confia nas declarações públicas de Rosh, CEO da Ocean Gate.

Um especialista escreveu em um blog que Rush confessou a utilização de material vencido, segundo o New Yorker.

"Utilizei a fibra de carbono usada para fabricar o Titan com um grande desconto da Boeing porque já havia passado do prazo de validade para uso em aviões".

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