QUANTO DE GLICOSE É CONSIDERADO DIABETES? Confira TABELA DE GLICOSE POR IDADE e VALORES DE REFERÊNCIA da GLICOSE NORMAL e quais os perigos da GLICOSE ALTA
A diabetes é uma doença caracterizada pelos altos níveis de glicose no sangue
A diabetes afeta milhões de pessoas anualmente, e é caracterizada principalmente pelos altos níveis de glicose no sangue.
A glicose alta é causada geralmente por hábitos alimentares não saudáveis, e ingestão frequente de alimentos ricos em açúcar, e pode causar diversas complicações à saúde.
SAIBA O QUE É DIABETES
A Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada principalmente pela elevação da glicose no corpo, causada pela falta do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas.
Existem dois tipos de Diabetes: o tipo 1 sendo resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, e o tipo 2 caracterizado pela baixa produção ou resistência à insulina.
A Diabetes tipo 2 é a mais frequente, correspondendo a cerca de 90% dos casos em pessoas diabéticas. Ocorre principalmente em pessoas sedentárias, com maus hábitos alimentares, excesso de peso e histórico familiar da doença.
QUAL TAXA DE GLICOSE É CONSIDERADA COMO PRÉ-DIABETES?
As taxa de glicose costumam variar bastante de pessoa para pessoa, no entanto, a diabetes costuma ser diagnosticada, no teste em jejum, com os valores acima de 99 mg/dL.
GLICEMIA ALTA: VEJA 7 SUCOS PARA BAIXAR GLICOSE
SINTOMAS DE DIABETES NO CORPO
- FORMIGAMENTO NOS PÉS E MÃOS;
- FOME FREQUENTE;
- VISTA EMBAÇADA;
- SEDE CONSTANTE;
- FERIDAS QUE DEMORAM A CICATRIZAR;
- VONTADE FREQUENTE DE URINAR.
As informações são da Secretária da Saúde do Paraná.
VEJA 5 FRUTAS QUE SÃO BOAS PARA DIABÉTICOS
1- MORANGO
O morango possui baixo índice glicêmico, além de várias propriedades úteis ao corpo, como vitamina C, fibras e potássio.
2- MAÇÃ
A maçã tem fibras solúveis, e dietas ricas em fibras ajudam a melhorar o metabolismo e controlar a glicose.
3- MIRTILOS
Os mirtilos são frutinhas que podem ajudar a evitar a resistência à insulina, o que baixa os níveis de glicose e ajuda a impedir o surgimento da diabetes tipo 2.
4- AMORA
As amoras também possuem baixo índice glicêmico. Cada 100 gramas de amora possuem apenas 5 gramas de açúcar.
5- ABACATE
O abacate é considerado um superalimento por suas várias capacidades medicinais, e pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos no corpo.