PÉ DIABÉTICO: Saiba O QUE É e quais são os SINAIS e SINTOMAS do PÉ DIABÉTICO
Saiba como se prevenir da diabetes e quais são os sintomas da doença
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 13 milhões de indivíduos no Brasil sofrem com a diabetes, o que representa aproximadamente 6,9% da população do País.
A doença pode apresentar diversas complicações para a saúde, sendo uma delas o pé diabético. Por isso, é importante que cuidados especiais sejam tomados para evitar o desenvolvimento de problemas mais graves.
Veja nessa matéria:
- O que é diabetes;
- O que é pé diabético;
- Sintomas de pé diabético;
- Tratamento para pé diabético.
O QUE É DIABETES?
A diabetes é o resultado de uma produção insuficiente ou da má absorção da insulina pelo organismo. A insulina desempenha o papel fundamental de regular os níveis de glicose no sangue, fornecendo a energia necessária ao corpo.
O diagnóstico dessa enfermidade ocorre quando os níveis de glicemia ultrapassam os valores considerados adequados. Em jejum, os níveis normais de glicemia são tipicamente entre 70 mg/dl e 100 mg/dl. Entretanto, indivíduos com níveis de glicose atingindo 126 mg/dl já são classificados como portadores de diabetes.
O QUE É PÉ DIABÉTICO?
Segundo informações da Biblioteca Virtual de Saúde, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, o pé diabético acontece em decorrência de diversas alterações nos pés de pessoas com diabetes.
Dentre os problemas mais comuns estão infecções e problemas na circulação sanguínea nos pés de pessoas diabéticas. Desta forma, essas complicações podem acabar causando o surgimento de ferimentos que não cicatrizam, provocando infecções que, se não forem tratadas, podem levar à amputação dos membros inferiores.
SINTOMAS DE PÉ DIABÉTICO
Dentre os principais sintomas do pé diabético, estão:
- Formigamento;
- Perda da sensibilidade local;
- Dores;
- Queimação nos pés e nas pernas;
- Sensação de agulhadas;
- Dormência;
- Fraqueza nas pernas.
Vale lembrar que os sintomas podem parecer mais frequentes durante a noite, ao se deitar. É importante que o problema seja identificado o quanto antes, pois o problema só costuma ser diagnosticado em estágios avançados, quando já se apresenta alguma ferida ou infecção.
TRATAMENTO PARA PÉ DIABÉTICO
Antes que seja realizado o tratamento, é necessário verificar o estágio do problema através de uma investigação adequada, a fim de analisar os riscos que o problema pode apresentar.
O tratamento das feridas e infecções é o principal, mas a cirurgia especializada e reabilitação global também são necessárias em alguns casos, dessa forma, tentando ao máximo restaurar a funcionalidade dos membros afetados.