SOCIEDADE

JOÃO ALBERTO: a história do colunista mais conectado com a sociedade pernambucana

João Alberto estreia hoje no Jornal do Commercio

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 01/02/2024 às 0:00 | Atualizado em 01/02/2024 às 10:25
Notícia
X

João Alberto Martins Sobral tem 80 anos e, há mais de meio século, é considerado o colunista social mais influente do País. O economista, nascido em Aracaju, no estado de Sergipe, tornou-se pernambucano de coração quando veio morar no Recife, em 1963. E foi aqui que ele escreveu sua história no jornalismo, enquanto contava a de tantas outras pessoas.

Aos 16 anos, João Alberto foi aprovado, em 1° lugar, no concurso público para escriturário do Banco do Brasil, no Recife. Assumiu o cargo e, bastante inquieto e inovador, criou um informativo semanal para a Associação Atlética Banco do Brasil - AABB. Escrevia sobre a intensa vida social do clube que existia na época e entregava aos jornais locais a fim de divulgar as atividades.

Foi na função de bancário que João Alberto descobriu o dom para a escrita. Essa experiência fez brilhar os olhos e abriu as portas para a carreira no Diario de Pernambuco.

Carreira na escrita

Entre um texto e outro, ele conheceu Antônio Camelo, diretor de redação do Diario de Pernambuco na época, que, após alguns testes, lhe contratou e foi seu “maior professor de jornalismo”.

João iniciou a carreira na redação como estagiário voluntário trabalhando à noite, após o expediente no banco.

Arquivo Pessoal
João Alberto recebeu, em 2022, uma homenagem da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco pelos relevantes serviços prestados à sociedade pernambucana - Arquivo Pessoal

No começo redigiu matérias sobre temáticas policiais, diplomacia, turismo e, em pouco tempo, passou a trabalhar como repórter especial, editor de vários suplementos, como o Domingo e o caderno de cultura Viver, além de titular da coluna semanal Nova Geração.

O fato é que no Diario João Alberto viveu todas as áreas e funções que o jornalismo permite vivenciar. No dia 1° de outubro de 1966 teve a sua carteira assinada no Diario de Pernambuco.

Até que em 1968, a convite do presidente do jornal, Nereu Bastos, assumiu a coluna social O Diario na Sociedade, e logo trocou para o seu nome Coluna João Alberto. Essa foi a primeira coluna da imprensa brasileira a ter o nome do editor. Ao todo foram mais de 60 anos dedicados ao Diario. Destes, 55 anos assinando a coluna que contou com mais de 20 mil exemplares.

Em 2019, João Alberto celebrou os 50 anos do seu blog no Diario de Pernambuco. Neste mesmo ano, foi lançada a 37ª edição do seu tradicional livro Sociedade Pernambucana, que produz em parceria com José Ubiracy Silva.

A obra reúne nomes da alta sociedade pernambucana com tiragens recordes, registros de diversas festas de lançamento, além de informações e contatos. Em evento de lançamento, que já faz parte da agenda social recifense, políticos, artistas, personalidades de destaque e empresários marcam presença.

Tags

Autor