SOCIEDADE

JOÃO ALBERTO: furos jornalísticos e histórias marcantes

A trajetória e o pioneirismo de João Alberto no colunismo social pernambucano o levou também para as emissoras de televisão

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 01/02/2024 às 0:00
Notícia
X

João Alberto, com toda a sua trajetória profissional, acumula histórias que vão de prisão a viagens inesperadas. Alguns furos como a vinda da Rainha Elizabeth II ao Recife, em 1968. Descobriu também que o mestre Gilberto Freyre tomava café da manhã lendo a sua coluna.

Com diversos passaportes carimbados, foi a partir do trabalho no DP que João começou a cultivar a paixão por viagens. Como editor do caderno de turismo, conheceu todos os estados do Brasil, visitou países da América do Sul, América do Norte, América Central, Europa e países do Oriente e da África.

O reconhecimento por seu trabalho também veio da política pernambucana. O sergipano recebeu homenagens e alguns títulos, como cidadão pernambucano, cidadão do Recife e a cidadania de cidades do interior, além das medalhas do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Academia Pernambucana de Letras, Exército, Marinha e Aeronáutica, entre outras instituições.

ARQUIVO PESSOAL
João Alberto recebeu, em 2022, uma homenagem da Corregedoria Geral da Justiça de Pernmabuco pelos relevantes serviços prestados à sociedade pernambucana - ARQUIVO PESSOAL

Presença confirmada em todos os eventos importantes de Pernambuco, João Alberto cobriu de shows e festividades a fatos tristes e que marcaram a todos.

TV e rádio

A trajetória e o pioneirismo de João Alberto no colunismo social pernambucano o levou também para as emissoras de televisão. Na TV Tribuna, apresentou por oito anos o programa diário “João Alberto Confidencial”, sempre às 13h.

Na TV Guararapes, na época em que o Diários Associados tinha emissora de TV, apresentou durante seis anos o “João Alberto Informal”, um programa de entrevistas com os maiores nomes da política, esportes, artes e empresários, exibido de segunda a sexta-feira, em horário nobre, às 19h.

Sua passagem pela extinta TV Tupi, à época pertencente dos Diários Associados, foi um tanto curiosa. Além de apresentar o programa Gente e Notícia, ele fez algumas matérias especiais sobre o São João de Caruaru e a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, participação no júri do Miss Brasil, atuando ainda como jornalista esportivo em transmissões ao vivo de jogos de futebol.

Na TV Rádio Clube, por quatro anos, João Alberto gravou o seu programa, que passou a ser exibido aos sábados, às 14h. Neste período, entrevistou grandes nomes de destaque em Pernambuco, divulgando ainda várias dicas de diversão e eventos na cidade.

De volta à TV Tribuna com o “João Alberto Informal”, com entrevistas de nomes conhecidos da política, empresariado e música, o programa de 20 minutos é exibido aos sábados, às 18h50.

ARQUIVO PESSOAL
João Alberto e Mirella Martins receberam, em 2022, certificados de "Pessoa Amiga do Turismo", no 3º Prêmio Pernambuco de Turismo - ARQUIVO PESSOAL

João Alberto também marcou presença na TV Manchete, TV Pernambuco, TV Universitária e TV Estação.

No rádio, João Alberto teve alguns programas nas emissoras Caetés, Clube, Globo e CBN. Além de escrever em várias revistas, inclusive em O Cruzeiro.

Tags

Autor