SUBMARINO ENCONTRADO: "Acreditamos que os passageiros tenham morrido"; OceanGate se pronuncia após equipes de buscas encontrarem destroços
Chances de resgate são ínfimas
As equipes de resgatem encontraram destroços do Submarino Titan, veículo subaquático de pequeno porte da OceanGate, utilizado para viagens de turismo e exploração, que desapareceu na manhã do último domingo (18) em viagem rumo aos destroços do Titanic.
As últimas notícias não são animadoras. Uma sonda, transportada até o local das buscas por um navio canadense, encontrou destroços do submersível no começo da tarde desta quinta-feira (22), horas após a estimativa do fim do oxigênio na embarcação.
Em entrevista à BBC, o especialista em mergulho, Deivid Merns, amigo de dois dos cinco passageiros do Submarino Tuma estrutura de pouso e uma tampa estão entre os destroços encontrados por uma sonda na tarde desta quinta (22) e que elas pertencem ao Titan.
Em comunicado oficial, a OceanGate foi mais direta e pessimista e assumiu pela primeira vez que as chances de resgate com vida dos passageiros é mínima:
"Acreditamos que os passageiros tenham morrido", comunicou a empresa em nota
OS PASSAGEIROS DO SUBMARINO TITAN
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
- Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês;
- Hamish Harding, um bilionário empresário e explorador britânico;
- Paul-Henry Nargeolet, também estaria no submarino, segundo o "The Guardian" e a BBC;
- Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate.
IMPLOSÃO, EMERSÃO OU NAUFRÁGIO ; VEJA AS 3 HIPÓTESES DO QUE PODE TER ACONTECIDO COM O SUBMARINO TITAN
HIPÓTESE 1: SUBMERSÃO APÓS FALHA NA COMUNICAÇÃO DO SONAR E ACIONAMENTO DO SISTEMA DE SEGURANÇA
Neste cenário, o melhor dentre o que falaremos até aqui, o submarino teria tido uma falha em seu sistema de comunicação e, consequentemente, teria acionado o seu sistema de segurança, emergindo e voltando à superfície.
Esse cenário, no entanto, parece pouco provável devido às buscas feitas pelas Guardas Costeiras dos EUA e Canadá ainda não terem encontrado qualquer vestígio do submarino até o momento.
Esta hipótese, embora seja a mais animadora, também é preocupante e demanda urgência. Devido à questões de segurança, a escotilha do submarino só pode ser aberta externamente e, portanto, se o resgate não chegar a tempo, os passageiros viriam a óbito por asfixia, causada pela ausência de oxigênio.
HIPÓTESE 2: DANO NO CASCO E IMPLOSÃO
A segunda hipótese, nada animadora, especula um eventual dano no casco do submarino que teria afetado a pressão interna da embarcação, a cerca de 4 mil metros de profundidade, causando uma implosão, que ocorre quando o objeto colapsa sobre si mesmo.
Diferentemente da explosão, em que uma pressão interna acumulada "vaza" para o exterior, a implosão se dá por uma pressão externa que invade um corpo, de pressão diferente, e causa o seu colapso.
É isso o que acontece quando um submarino passa tanto tempo submerso, ou tem problemas em seu casco ou sistemas de pressurização, não mais sendo capaz de conter a pressão externa, que colapsa a embarcação, que é "esmagada".
Neste cenário, infelizmente, todos os passageiros do Submarino Titan teriam vindo a óbito.
HIPÓTESE 3: NAUFRÁGIO LEVOU EMBARCAÇÃO AO FUNDO DO MAR
Na terceira possibilidade, o submarino estaria encalhado no fundo do mar e por algum motivo, internou ou externo, não estaria conseguindo retornar à superfície.
Este cenário talvez seja o mais provável, mantém esperanças de resgate com vida, mas é de tamanha complexidade que não chega a se tornar um alívio para familiares e equipes de resgate.
Como está, teoricamente, a 4 mil metros abaixo da superfície, são poucas as embarcações que conseguem chegar a esta profundidade e que, também, consigam resgatar o submarino a tempo de evitar a falta de oxigênio estimada para às 9h da manhã desta quinta-feira.