GESTAÇÃO

Grávidas podem fazer tatuagem? Entenda os riscos da prática durante gravidez

Saiba quais são os riscos de fazer uma tatuagem durante a gestação

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 06/05/2022 às 20:25
Notícia
X

A gravidez é um momento muito marcante para muitas mamães e algumas até mesmo pensam em eternizar os sentimentos com uma frase ou desenho simbólico na pele. Entretanto, será que grávidas podem fazer tatuagem?

De acordo com três ginecologistas ouvidas pelo Social1 a realização de tatuagens não é recomendada para grávidas. O procedimento pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Confira:

Quais os riscos de fazer tatuagem grávida?

A contraindicação da tatuagem durante a gravidez está relacionada, entre outros fatores, às doenças por contaminação. Fazer uma tatuagem coloca o corpo em risco de uma contaminação, caso o material utilizado e o ambiente onde é feito o procedimento, não sejam propriamente esterilizado. 

Doenças como hepatite C, hepatite B e HIV podem acabar sendo transmitidas para o bebê. A recomendação é mantida para o período de amamentação.

Outro fator que os ginecologistas desencorajam a prática é em relação a hipercromia causada pela distorção da pele da grávida. A condição é uma desordem na pigmentação, com produção exagerada de melanina. Caso faça uma tatuagem nesse período, pode ser que as pigmentação da tatuagem fique diferente ou distorcida.  

Quando se faz uma tatuagem depende-se do sistema imunológico para a cicatrização completa e apropriada da arte. Porém, grávidas tem o sistema imunológico enfraquecidos, podendo causar infecções no local da tatuagem.

Já outro motivo bastante preocupante é o fato de que não há pesquisas científicas suficientes sobre a interação da tinta da tatuagem com bebês. Portanto, não se recomenda fazer tatuagens nesse período ou em bebês, claro. 

Se já fiz a tatuagem grávida, o que posso fazer?

Caso você tenha feito uma tatuagem durante a gestação é importante ter cuidados e acompanhar a reação do corpo.

Um dos pontos mais importantes é o cuidado com a higiene da área tatuada e entender que pode haver alterações na tatuagem após a cicatrização completa e a gravidez. Grávidas que fazem tatuagens podem ter que fazer retoques após.

A recomendação é que, caso deseje fazer uma tatuagem, a mãe espere ao menos 40 dias após o parto para realizar o procedimento.

 

Tags

Autor