saúde

Coceira na vagina: o que pode ser? Como tratar? É candidíase?

Uma grande parte das mulheres sofrem com coceira vaginal, muitas vezes, o tratamento é diferente para cada caso

Imagem do autor
Cadastrado por

Rakeche Nascimento

Publicado em 09/05/2022 às 16:16 | Atualizado em 09/05/2022 às 17:58
Notícia
X

Muito desconfortável e causando grande desconforto feminino, o prurido vaginal, mais conhecido como coceira vaginal, é um um sintoma relativamente comum para diversas condições.

A coceira na vagina é normal em diversas mulheres, sendo preocupante quando não desaparece ou continua reaparecer. O importante é sempre buscar um médico apito para um melhor tratamento.

O que pode ser?

Sendo um sintoma muito comum e um dos primeiros alertas de 'aviso' vaginal, a coceira pode ser causada por fatores externos ou relações mais impactantes.

Uma das causas mais comuns da coceira vaginal é a candidíase, uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital.

Além disso, pode ser uma reação alérgica ao material de fabricação da roupa íntima, ao seu sabonete íntimo, produtos químicos como amaciante utilizado na calcinha. Depende da intensidade, constância e outros fatores, sendo de extrema importância uma procura médica.

Candidíase?

A candidíase é uma grande possibilidade do surgimento de uma coceira vaginal. Corrimento vaginal branco, sem cheiro, espesso e grumoso; vermelhidão e coceira são os sintomas mais comuns da infecção.

Além deles, pode dar desconforto ou dor durante o contato íntimo e dor ao urinar.

Como aliviar a coceira?

O tratamento depende muito da causa e dos fatores para uma coceira vaginal. Normalmente, uso de pomadas ou medicamentos são receitados por um médico especialista no caso. A automedicação não é apropriada.

Tags

Autor