CUIDADOS

6 hábitos essenciais para a mulher manter a saúde em dia

A mulher precisa estar atenta aos sinais do seu corpo e cultivar hábitos saudáveis para evitar problemas de saúde no futuro

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 11/05/2022 às 15:36
Notícia
X

O corpo da mulher passa por muitas transformações ao longo da vida. Desde à adolescência, com a primeira menstruação, passando pela gestação, até à menopausa. São tantas fases e todas elas impactam diretamente no funcionamento do organismo.

De acordo com o médico Doutor Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra da Criogênesis, as mulheres precisam ter alguns cuidados específicos com sua saúde e, mesmo quando a rotina parece não deixar espaço para dar a devida atenção ao corpo, é necessário dedicar um tempo para cuidar de si para não desencadear problemas maiores no futuro.

Confira abaixo algumas dicas do especialista para manter a saúde feminina em dia:

Alimente-se bem

Embora seja uma recomendação universal, é válido ressaltar que para quem busca uma melhor qualidade de vida, ter uma alimentação balanceada e saudável é fundamental. “As mulheres possuem maior tendência a acumular gorduras em partes do corpo, fazendo com que a escolha correta do cardápio faça toda a diferença na hora de controlar níveis de colesterol e açúcar no sangue, por exemplo”, garante.

Cuidados com a higiene íntima

É fundamental priorizar a saúde da região íntima, evitando infecções comuns e até mesmo problemas mais sérios. “Nunca use produtos que não sejam recomendados e desenvolvidos especialmente para cuidados com a área. Além disso, evite usar roupas muito apertadas, biquíni ou roupa íntima molhadas e nunca compartilhe objetos de uso pessoal. Também encaixe sempre em sua rotina a visita ao ginecologista e não permita que a saúde da vulva seja deixada de lado, principalmente com o passar dos anos”, aconselha.

Faça exames preventivos

Check-ups anuais são fundamentais para diagnosticar doenças mais precocemente, obter orientações e tratamentos corretos. Para conservar a saúde em dia, é essencial fazer pelo menos uma vez por ano, os exames indispensáveis na vida da mulher, como Papanicolau e mamografia, além dos de rotina. “A frequência desses procedimentos vai variar de acordo com histórico familiar, idade ou outros fatores de risco”, reitera.

Pratique exercícios regularmente

Praticar atividades físicas de forma regular é uma excelente medida para quem busca cuidar da saúde. Não é necessário viver na academia ou malhar constantemente, mas a prática de um exercício moderado durante 30 minutos, preferencialmente cinco vezes na semana, contribui para o bom funcionamento do corpo. “Procure algum esporte que mais combine com você. O que vale é mexer o corpo e garantir que o sedentarismo fique longe da sua vida. Pode ser yoga, hidroginástica, natação, caminhada, corrida leve, ciclismo, dança ou outra modalidade de sua preferência”, explica.

Tenha uma boa noite de sono

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como a reposição da energia muscular e a introdução de proteínas. “Um sono de qualidade e por tempo adequado pode proporcionar diversos benefícios à saúde do organismo em geral, já que ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, libera a produção de alguns hormônios e consolida a memória”, certifica.

Autoconhecimento é a chave

Uma das partes mais importantes para cuidar da saúde é conhecer seu próprio corpo. “Conhecer os ciclos menstruais e até mesmo próprio órgão sexual é de extrema importância para saber quando é necessário consultar um médico, já que a anatomia feminina torna as mulheres mais propensas à contração de doenças e infecções”, finaliza.

Tags

Autor